Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Balneário público da Serafina

Balneário público da Serafina

O ponto de interesse Balneário público da Serafina encontra-se localizado na freguesia de Campolide no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura infraestrutural, do séc. 20. Balneário de planta rectangular, composta por corpo central e dois corpos adossados, mais baixos e largos, na fachada posterior terminando em semicírculo. Possui fachada em empena simples e portal em arco de volta perfeita envolvido por moldura de cantaria, estando rasgado por janelas amplas, protegidas por grelhagem e por óculos circulares.

Edifício de planta rectangular composta por um corpo central, a que se adossam dois corpos simétricos, mais largos, mas mais baixos, de volumes escalonados e coberturas diferenciadas em duas e quatro águas, no corpo central. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, evoluindo em um e três pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, rematadas em friso de betão e beirada simples. Fachada principal virada a N., com três panos, o central mais elevado, rematando em empena; possui acesso por portal em arco de volta perfeita com moldura de calcário não afeiçoado, dando um ar rústico, através de cinco degraus de cantaria, dispostos em leque. É envolvido por grelhagem, formando elementos geométricos, sobre a qual corre um friso e um painel cerâmico, representando uma sereia. Os corpos laterais estão rasgados por óculos circulares com molduras de cantaria, com caixilharia crucífera e com vidros simples. As fachadas laterais são semelhantes, com o corpo central rasgado por portas de verga recta no piso inferior e janelas com mesmo perfil, algumas delas jacentes, com portões e caixilharias metálicas, estas com vidro martelado; a zona superior é dividida em três panos por frisos e panos de muro rebocados e pintados de branco, entre os quais se rasgam, em eixo, duas ordens de vãos, protegidos por grelhagem, semelhante à da fachada principal. Os corpos laterais possuem portas de verga recta no primeiro piso, surgindo nos demais janelas quadrangulares e óculos semelhantes aos da fachada principal. Fachada posterior com remate em empena, a que se adossa corpo em ressalto, mais baixo e de perfil curvo, com trabalho de grelhagem, ladeado por óculos circulares.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocada e pintada; modinaturas e escadas em cantaria de calcário; janelas com caixilharias de metal e vidro simples ou martelado; portas de metal; cobertura em telha.

Observações