Arquitectura residencial, barroca. Palácio de planta longitudinal em L, composto pela justaposição de 2 corpos de planta rectangular, um deles parcialmente rasgado por pátio coberto, ao nível do piso térreo. Apesar das alterações observadas, não deixa de ser perceptível a manutenção das soluções que caracterizaram os palácios de veraneio construídos durante o século 18, no que respeita aos acessos e circulação: paralelamente à entrada principal, directamente articulada com a escadaria, reconhece-se a presença, no alçado posterior, de uma escada exterior a qual, apesar de moderna, evoca o acesso directo ao jardim a partir da edificação, à semelhança do que se pode observar noutros exemplos desta tipologia arquitectónica, como é o caso do palácio do Correio-Mor, em Loures (v. PT031107070012).
Planta em L, de implantação longitudinal, composta pela justaposição de 2 corpos de planta rectangular segundo um ângulo escalar, volumetria paralelepipédica, e cobertura efectuada por telhados a 3 e 4 águas. Superfície murária em reboco pintado, composto por corpos de 2 e 3 pisos, apenas perceptíveis no alçado posterior, com abertura de vãos de diferentes morfologias, a ritmo irregular, em contraposição ao alçado principal a E., dominado pela regularidade. Extensa fachada organizada a partir de um eixo axial de simetria assinalado pela presença de um óculo iluminante, e piso térreo vasado por portas e janelas de peito de verga curva sobrepujadas, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada - individualmente servidas por varandins com guarda metálica em ferro fundido com pinhas nos extremos. Do conjunto destacam-se 2 portais de verga curva superiormente articulados com janelas de peito - sobrepujadas por áticas de lados curvos interrompidos por pedras de armas - os quais correspondiam aos acessos principais à propriedade: um deles directamente conducente à escadaria principal do palácio e o outro articulado com pátio coberto, pelo qual se acedia ao alçado posterior. Os mesmos diferenciam-se não só pelo tratamento morfológico evidenciado mas também por se apresentarem superiormente rematados por panos de muro curvos, os quais se elevam acima da restante superfície murária, animada por cornija e beiral. No alçado posterior reconhece-se escada exterior que, desenvolvida contiguamente ao corpo de 3 pisos, permite o acesso directo ao 1º piso, ao nível do ângulo de articulação dos 2 corpos. INTERIOR *2 com átrio rectangular, a partir do qual se desenvolvem corredores longitudinais para os 2 extremos, que garantem a circulação e o acesso aos compartimentos rectangulares distribuídos ao longo dos alçados principal e posterior. Ainda no corpo a N., distingue-se a presença de uma escada, a qual não só se articula com o corredor descrito como permite a comunicação entre os 3 pisos.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro fundido, madeira, vidro, azulejos
Observações
*1 - correspondente a uma antiga quinta agrícola, da qual apenas subsiste um poço no lado O.. *2 - o interior foi completamente remodelado.