Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa de Mouzinho de Albuquerque

Casa de Mouzinho de Albuquerque

O ponto de interesse Casa de Mouzinho de Albuquerque encontra-se localizado na freguesia de Estrela no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Casa pombalina de dois pisos e mansarda - definido pelo ritmo regular das fachada principal, estruturada em função de eixo de simetria constituído pela entrada principal e pela janela que a sobrepuja, por sua vez ladeada por janelas de sacada, individualmente servidas por varandins com guarda em ferro forjado. Além de se constituir como exemplo dos palácios setecentistas de modestas dimensões, Mouzinho de Albuquerque após o regresso das campanhas de África (1897) passa a residir no edifício, onde vem a morrer em 1902.

Planta trapezoidal, volumetria escalonada, e cobertura efectuada por telhado em mansarda a 4 águas, perfurado por trapeiras nos alçados SO., NO., e NE., com superfície murária em reboco pintado e cunhais e soco de cantaria, compõe-se de 3 pisos ( um deles ao nível da cobertura e outro, dado o declive do terreno em que se implanta, encontra-se parcialmente enterrado no alçado lateral NO.), abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a SO., com piso térreo rasgado por 3 portas de verga curva recortada intercaladas por vãos com o mesmo perfil, mas de menores dimensões e correspondentes a portas e janelas. Andar nobre assinalado por 7 janelas de sacada - de verga recta, excepto a axial, de verga curva e sobre o acesso principal do edifício - guarnecidas por varandins com base em cantaria e guarda em ferro forjado. No alçado lateral NO. pisos separados por friso de cantaria e por vãos de verga recta correspondentes, no andar nobre, a janelas de peito com gradeamento metálico. Superiormente rematado por cornija continuada acima da qual se observam, ao nível da coberta, janelas trapeiras de guilhotina. O imóvel articula no seu lado posterior com jardim delimitado por muro.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos

Observações

*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.