Portal de Cidadania

Palácio dos Carvalhos

Palácio dos Carvalhos

O ponto de interesse Palácio dos Carvalhos encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, barroca e pombalina. Excelente conjunto de tectos em estuque de composição ornamental e figurativa, representando alegorias e cenas mitológicas. Oratório com paredes integralmente revestidas de estuque. Interessante conjunto de silhares de azulejo de composição ornamental e figurativa.

De origem, o edifício apresenta planta em L, cujo ângulo corresponde à esquina entre a rua do Século e a rua da Academia das Ciências. Actualmente o Palácio reduz-se ao corpo principal, virado a S., de planta rectangular e cobertura em telhado a 3 águas. A fachada principal, acompanha discretamente a linha curva da via pública e é constituída por três pisos: rés-do-chão, 1º andar (andar nobre) marcado por fiada de janelas de sacada com gradeamento em varas de ferro, 2º andar com janelas de peitoril e águas-furtadas recuadas. No corpo central destacam-se dois portões nobres. Por cima das janelas de sacada que se sobrepõem aos portões, foram colocadas as armas dos Carvalho e Melo (estrelas de oito pontas dentro de quatro crescentes) encimadas pela coroa de marquês. A fachada posterior, voltada para o jardim, reproduz a organização linear da frontaria, ritmada pelas fiadas de janelas de peitoril. Nesta fachada destaca-se um piso térreo (não existente na frontaria) que corresponde à adaptação à morfologia do terreno. O acesso ao andar nobre faz-se por ampla escadaria de pedra, com dois patamares. Destaque para quatro peças escultóricas, de mármore, representando Vénus, Hercules, e, nos ângulos do patamar superior, duas pedras de armas com as armas dos Carvalhos, em vulto, sobrepujadas pela coroa de marquês e sustentadas por um leão. É notável o tecto da escadaria, com belíssima decoração de estuque de composição figurativa, representando uma alegoria da Morte e do Amor. A nível do andar nobre, o espaço interior do edifício é constituído por uma sequência de salas e salões, interligados entre si, sendo o salão nobre virado para o jardim e não para a via pública. Nas várias salas destacam-se os tectos com decoração de estuque, de composição ornamental e figurativa ilustrando temas da mitologia e os silhares de azulejo de composição figurativa, em monocromia azul e branco ou policromos, representando episódios da mitologia, paisagens com cenas campestres e marítimas, motivos de inspiração militar e heráldica (troféus de armas). Ainda no andar nobre, pequeno oratório de planta quadrada, com claraboia e paredes integralmente revestidas de decoração em estuque, destacando-se em fundo de ornamentação rocaille, medalhões com cenas da Sagrada Família, Santo António e o menino. No altar subsiste ainda uma tela representando Nossa Senhora das Mercês, assistindo à entrada das almas no paraíso, conduzidas por São Francisco de Assis. No rés-do-chão (entrada pelo n°79), merecem menção os silhares de azulejo de composição ornamental, com motivos de albarradas, os silhares de azulejo de padrão de tipo tapete e os azulejos e figura avulsa. Também no rés-do-chão, actualmente a servir de arrecadação mas constituindo um compartimento de grande interesse, encontra-se a ampla cozinha seiscentista, de planta quadrangular e tecto abobadado, conservando ainda uma grande lareira e um fontanário em forma de nicho com carranca de leão. Uma das salas, actualmente transformada em cozinha (em estado praticamente devoluto), tem um interessante silhar de azulejo com motivos de albarradas em bicromia azul claro e azul escuro em fundo branco. Em várias salas, encontram-se vestígios de antigos silhares de azulejo seiscentista. O jardim, completamente abandonado, é centrado por um lago de repuxo e delimitado por muretes e conversadeiras forrados de azulejo de composição figurativa. Nos cantos do jardim, 4 pequenos pavilhões de planta quadrada com cobertura piramidal têm revestimento de azulejo e tecto com decoração de estuque. Encostada à parede norte, uma fonte ornamental com uma sereia cavalgando um golfinho. CHAFARIZ: Do outro lado da rua, em frente à fachada principal, o chafariz em cantaria eleva-se sobre uma escada de implantação poligonal e apresenta na parte inferior uma taça na qual a água que jorra de três mascarões em bronze é recolhida. Lateralmente delimitado por pilastras e superiormente por frontão triangular quebrado com pináculos nos acrotérios, o chafariz apresenta um painel central completamente liso. A praça centrada pelo chafariz tem planta semi-circular, alongada, correspondendo a parte circular à parede que lhe serve de limite.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, mármore, azulejos, estuque pintado, madeira.

Observações

*1 - o edifício n.º 89 - 103 da Rua do Século, tornejando para a Rua da Academia das Ciências, n.º 1 - 5, actualmente uma propriedade separada, fazia parte do conjunto designado Palácio Pombal. *2 - no decreto de classificação acresce á designação... com decoração de estuques, azulejos, motivos escultóricos e o largo e chafariz fronteiro. *3 - Zona Especial de Proteção Conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente.