Arquitectura residencial, romântica. Palácio urbano, dominado por uma organização e compartimentação interna definida por espaços de diferentes dimensões e morfologias articulados de modo labiríntico, com zonas de circulação irregulares, em termos de implantação e distribuição.Esta situação generalizada é apenas contrariada na zona envolvente da escadaria monumental (vestíbulo), e dos principais compartimentos do andar nobre, dispostos ao longo do alçado principal.do edifício - espaços de grande aparato, amplitude e ordem.
De planta em L, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhado a 4 águas. Composto por 4 pisos (um deles parcialmente enterrado e outro ao nível da cobertura) cunhais e soco de cantaria articulados com alçados animados pela abertura de vãos predominantemente de verga recta destacada, a ritmo regular. Alçado principal a E., organizado em função de 2 registos horizontais separados por cornija, o inferior rasgado pela sobreposição de fenestrações de peito, (com gradeamento e varandim em ferro fundido) correspondentes ao piso térreo e a um andar intermédio e pela abertura, a eixo, de portal de verga recta destacada e bandeira, cujo pé-direito coincide com a altura total do registo inferior. Andar nobre assinalado pela presença, acima da cornija, de 7 janelas de sacada de verga recta destacada - individualmente guarnecidas por varandins de ferro fundido com pinhas nos extremos - ritmadas lateral e superiormente por emolduramentos de estuque. O edifício é superiormente rematado por cornija articulada com platibanda em balaustrada ritmado por plintos. O alçado posterior , articula-se com pátio arborizado. INTERIOR: escadaria monumental, sobrelevada relativamente ao vestíbulo rectangular (com tecto animado por painéis em estuque), que a precede. Desenvolvendo-se ao longo de todos os pisos, esta, articula-se com caixa murária animada por marmoreados e aplicação de estuques, e com remate em clarabóia, precedida de painéis em estuque e vitrais. É em função desta escadaria e de uma outra secundária (que se desenvolve contiguamente à principal do seu lado esquerdo) que se estabelece a distribuição da compartimentação interna, irregular morfologica e dimensionalmente, e que se apresenta organizada em redor das mesmas e de modo intercomunicante entre si. No piso nobre concentram-se, ao longo do alçado principal, os principais espaços interiores, como a antiga sala de estar, de jantar e da música, esta última comunicante com a antiga capela do palácio - de planta rectangular e cobertura em tecto plano vazado, ao centro, por clarabóia octogonal animada por vidros pintados, apresenta no muro a O., um retábulo em talha dourada e com pintura de marmoreados articulado com espaço vasado ao centro destinado a receber composição pictórica (*1) superiormente rematado por frontão curvo interrompido com a figuração de Agnus Dei.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro pintado e colorido, azulejos.
Observações
*1 - integrava uma pintura sobre tela, que foi entretanto retirada e integrada no espólio do Museu da Cidade de Lisboa.