Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de linhas simples com torre sineira inscrita; interior de 3 naves e ábside curta, sendo a central mais longa e as altimetrias aproximadas, sem clerestório e unidas externamente pela cobertura de telhado a 2 águas; as naves são separadas por arcaria plena sobre colunas toscanas, cobertas por tectos de madeira apainelados e pintados com emblemática sacra, e iluminadas pela fenestração das naves laterais. Paredes revestidas com azulejos de padrão polícromos, azuis e amarelos, e frontais de altar imitando tecidos indianos; altares laterais de estrutura classsicizante e embrechados de mármore.
Planta longitudinal composta pelas naves, a central prolongada, ábside pouco saliente, e 2 anexos, um quadrangular adossado a N. e a Sacristia rectangular a S.. No canto NO., inscrita na estrutura murária, torre sineira quadrangular. Coberturas em telhados de 2 e 3 águas e domo barroco acantonado por fogaréus sobre a torre. Frontespício orientado, entre cunhais de cantaria com pano da torre marcado por pilastra; ao centro portal de verga recta sobre pilastras e encimado por janela rectangular; à dir. uma janela baixa, transversal. INTERIOR: 3 naves de comprimentos e altimetrias diferenciadas, separadas por 4 arcos plenos com vestígios de pintura ornamental sobre colunas toscanas; as paredes e as enjuntas dos arcos são inteiramente revestidas de azulejos de padrão azúis e amarelos onde se inscrevem pequenos registos de figuração hagiográfica (São Tiago, São Pedro, Santo António e São Paulo) e emblemática sacra; sobre os arcos os panos de parede são pintados com painéis emoldurados com filetes de volutas, centrados por emblemas sacros envoltos por coroas vegetalistas. A O. coro-alto de balaustrada circular sobre colunas providas de pias circulares, flanqueado pelo Baptistério do lado da Epístola, com pia oitavada e ornada de pequenos lavores, e pela escada da torre do lado do Evangelho. Do mesmo lado, adossado à coluna central, púlpito de mármore sobre coluna candelabro e balcão circular de finos balaústres. As naves laterais são iluminadas por 4 janelas, com 2 altares laterais inscritos em arcos plenos e outros 2 nos topos com retábulos arquitectónicos de mármores coloridos. Nas paredes que prolongam a nave central abrem-se portas para os anexos, encimadas por janelas rectangulares. Cobertura em tectos de masseira formando caixotões pintados com emblemática sacra envolta por ramagens e grinaldas. Pavimento lajeado com tampas de sepultura epigrafadas. Arco triunfal a pleno centro ladeado por 2 altares com frontais de azulejo com pássaros e flores, e o da esq. com retábulo de embrechados, e encimado por pintura representando o Calvário flanqueda por composição simétrica de molduras pintadas com volutas e 2 jarrões floridos. Na capela-mor, retábulo de talha dourada e azul, com 2 nichos enquadrados por colunas estriadas ladeando sacrário e coroado por painéis pintados com a "Anunciação" e "Coroação da Virgem". As paredes e a abóbada de berço que a cobre são revestidas por azulejos de padrão.
Materiais
Cantarias de calcário, alvenaria mista rebocada, mármore branco, rosa e negro, azulejos, talha pintada e dourada, tectos de madeira pintada, telhas, vidro, ferro, fibrocimento, gesso cartonado
Observações