Arquitectura residencial, gótica, mudéjar, manuelina, renascentista, romântica e revivalista. Palácio real composto por conjunto orgânico de corpos de vários estilos, com coberturas individualizadoras, adossados assimétricamente a partir de um núcleo medieval e organizados em redor de pátios interiores, com implantação irregular adequada ao desnível do terreno. Nas estruturas das caixas murárias dos núcleos joanino e manuelino estão presentes técnicas mudéjares, com aparelho de pedra entrecruzada por tijolos, e revestimentos azulejares hispano-mouriscos de aresta. enxaquetados e relevados, e alguns pavimentos em alicatados. Chaminés cónicas monumentais, de aparato, filiadas em modelos das de abadias medievais francesas e inglesas e com semelhanças estilísticas com as do Palácio dos Condes de Almada, em Lisboa (v. PT031106310027), o mesmo se aplica ao modelado do estuque e a própria composição aproximam-se do estuque da sala nobre do Palácio do Machadinho, Lisboa (v. PT031106370318) decorada em 1755. O revestimento cerâmico das suas salas constitui o maior conjunto de azulejos hispano-mouriscos não só do país como da Península Ibérica. A sala do banho ou sala do esguicho constitui um interessante exemplo de casa de fresco aberta para um dos pátios do palácio, já que previa um sistema de refrescamento por esguichos de água. A decoração em estuque conjuga-se de forma harmónica com o revestimento integral de azulejos da mesma época, com motivos decorativos idênticos, sugerindo uma encomenda decorativa integrada.
Planta irregular, composta por aglomerado de corpos adossados, organizados no seu conjunto aproximadamente em V aberto segundo eixos NO.-SE. e NE.-SO., envolvendo pátios e flanqueado a O. por jardins, ambos de planimetria irregular. Volumes articulados constituídos por corpos paralelepipédicos de diferentes massas horizontalistas e verticalistas, com especial destaque para as 2 chaminés cónicas implantadas sobre a Cozinha e para o corpo da Sala dos Brasões. Coberturas diferenciadas, individualizadoras dos vários corpos, de telhados a 2 e 4 águas. Frontaria a SE., composta por 8 panos: o do corpo central é elevado e recuado relativamente aos que o ladeiam, com 2 registos: no 1º uma arcada de 4 arcos quebrados de arquivoltas reforçadas, amplo vão e curto pé-direito, abertos para galeria abobadada de canhão com lunetas, tendo fronteira a caixa murária em que se abrem janelas; na parede da esq. localiza-se a porta da bilheteira e sobre esta há vestígios de ter existido uma escada transversal; à dir. estreita escada de pedra de acesso ao 2º piso; no 2º registo 5 janelas maineladas, em arco peraltado sobre colunelos com capitéis salientes, aparentando ajimezes, com emolduramento rectangular, a central de sacada com varandim de ferro; remate em cornija encimada por merlões triangulares denteados; à esq. do pano central 2 corpos de alinhamentos diferenciados: o extremo é transversal e recuado, antecedido por escada e patamar com balaústres, com pano de 3 registos, tendo no 1º porta em arco pleno, no 2º 1 janela de sacada, à esq., e 2 pequenas janelas quadrangulares e no 3º 2 janelas maineladas, rematado em cornija; o corpo seguinte, longitudinal, é avançado, delimitado por cunhais, o pano lateral esq. cego, o frontal vazado em 2 registos, no 1º janela em arco rebaixado e no 2º janela mainelada, o pano lateral dir. com 1 porta rectangular; rematado em cornija; à dir. do pano central outro corpo longitudinal avançado, com panos laterais superiormente vazados por janelas de sacada contínuas, separadas por pilares; pano central com 3 registos: no 1º porta em arco pleno, no 2º janela de sacada, mainelada, de duplo arco deprimido peraltado e no 3º tripla janela rectangular de sacada; remate em beiral; segue-se corpo recuado antecedido de escada em ângulo, com pano frontal de 3 registos: o 1º vazado por alpendre sobre pilares, no 2º porta rectangular, à esq., encimada por janela quadrangular e, à dir., janela rectangular, e no 3º 3 janelas rectangulares; pano lateral vazado no 1º registo e os 2 superiores marcados por 1 janela rectangular; remate em beiral; pano de corpo intermédio recuado, inferiormente vazado por arco abobadado sobre rampa, encimado por janela dupla rectangular de sacada e pequeno vão transversal; em alinhamento mas desnivelado pano do corpo manuelino com 3 registos: o 1º com função de embasamento com 3 portas em arco pleno intercaladas por pequenas aberturas quadrangulares de capialços profundos, e o 2º e 3º marcados por 3 janelões mainelados, de duplo arco pleno decorado com rosetas e com intradorso rendilhado, enquadrados por meias-colunas que sustentam 2 arcos cairelados e 2 em cortina, tangentes, esculturados como troncos podados e rematados por romãs; remate em cornija encimada por merlões triangulares denteados; à dir. corpo mais baixo, aberto ao nível do 2º e 3º registos por arcadas triplas de arcos plenos sobre colunelos os 2 vãos laterais providos de parapeitos lisos, tendo pequena janela quadrangular entre os 2 registos; remate em cornija encimada por merlões triangulares denteados. Fachada NE.: corpo saliente com pano frontal de 4 registos: no 1º e 2º 1 janela em arco rebaixado, no 3º e 4º 2 janelas geminadas idênticas às do corpo manuelino, tendo num registo intermédio uma janela em arco rebaixado; remate em cornija encimada por merlões triangulares denteados, intercalados por pequenos pináculos; segue corpo recuado, inferiormente cego e com os 2 registos superiores vazados por 2 janelas idênticas à do corpo manuelino. Acede-se à fachada posterior através da rampa coberta por túnel aberto no corpo intremédio, tendo à esq. 2 arcos sobre pilar facetado, com anel torso e capitel vegetalista, e à dir. 2 portas em arco rebaixado; segue-se nas caixas murárias dos corpos que ladeiam o túnel, à esq. 2 portas e 2 janelas rectangulares encimadas por 3 pequenas janelas duplas em arco quebrado e uma simples, semi-oculta; do lado N., sobre o arco do túnel 2 janelas em 2 registos; segue-se outro arco encimado por janela e 2 arcobotantes; à dir. 2 janelas em 2 registos e sob o arco 1 porta, saindo-se por arco quebrado para o Terreiro da Meca, delimitado a NE. por muro com conversadeiras e canteiros. A fachada posterior, volvida a N., apresenta uma complexa articulação de corpos salientes e reentrantes em diversos níveis e sobre plataformas: no extremo esq. corpo manuelino de 2 panos divididos por pilastra, o 1º de 4 registos tem no 1º janela rectangular, no 2º janela mainelada idêntica às das outras fachadas, no 3º janela em arco rebaixado e no 4º janela mainelada; o 2º pano tem inferiormente escada que desemboca em porta rectangular ao nível do 2º registo, no 3º 2 janelas rectangulares, no 4º janela mainelada em duplo arco rebaixado com intradorso vegetalista. Segue-se, em plano elevado, pano da cozinha com porta em arco quebrado e pano da capela com janela rectangular com bandeira rendilhada e 1 janelão em arco quebrado; pano da tribuna com janela em arco quebrado; corpo saliente com porta em arco quebrado e janela rectangular e, lateralmente arco quebrado cego encimado por janela rectangular; pano de corpo reentrante com passagem aberta no 1º registo por arco em asa-de-cesto inscrito em arco quebrado, no 2º janela mainelada idêntica à da fachada principal e pequena janela rectangular, no 3º registo janela em arco de asa-de-cesto simples e outra dupla, mainelada; pano de corpo estreito saliente com 2 janelas duplas em asa - de - cesto em 2 registos; segue-se escada de 2 lanços, com porta a meio, adossada a corpo com porta e 2 janelas rectangulares gradeadas, o 2º registo é reentrante com janela dupla em arco de asa-de-cesto; corpo destacado com janela em arco trilobado com intradorso policêntrico, seguindo-se pano cego; no extremo dir., salienta-se o volume cúbico da Sala dos Brasões, tendo na fachada E. porta em arco rebaixado e janela rectangular no 1º registo e janela dupla mainelada em arco policêntrico no 2º; na fachada N. embasamento muito alto, 2 janelas em arco rebaixado no 1º registo e 2 janelas duplas em arco policêntrico no 2º, que se repetem na fachada O; remate em pombal sob cornija. Fachada SO. antecedida por jardins e pátios sobre plataformas altas e muradas: o Pátio dos Tanquinhos, o Jardim dos Príncipes e o Pátio do Leão (ou da Audiência) com arcos ultrapassados num alfiz de traçado regular, e a S. o Jardim da Araucária, contornando uma horta, e o Jardim da Preta com acesso por escadaria, tendo um tanque e 2 figuras de barro em relevo figurando uma preta e um pajem e, ao centro uma coluna helicoidal, sobre tambor oitavado, de 3 toros enroscados revestidos com fiadas de rosetas estilizadas e rematados em anel com corrente, intercalados com faixas de folhas de acanto encimadas por flor; os capitéis são baixos com coroas de folhagem e o remate, em pinha cónica, é igualmente vegetalista de que sobressaem pequenos cogulhos e carrancas *1. Volvidos para os jardins, à dir. do corpo da Sala dos Brasões, pano com 2 janelas duplas polilobadas flanqueando outra inscrita em moldura rectangular; pano de corpo baixo com porta em arco quebrado e janelas rectangulares; corpo avançado com porta e janelas rectangulares e, à dir. corpo inferiormente vazado por sequência de arcos plenos. A fachada posterior do Corpo O. da frontaria é vazado por janelas rectangulares. INTERIOR: Os inúmeros compartimentos estão ligados entre si sucessivamente, e organizam-se em torno de 4 pátios que intercalam os volumes construídos. Ao cimo de uma escada helicoidal a Sala dos Archeiros, antigo terraço coberto, possui um pórtico arquitravado em 2 planos, formando ângulo recto e estabelece ligação entre as alas joanina e manuelina. Circulando para O. a Sala dos Cisnes (antiga Sala dos Infantes): rectangular, com grandes portas nos topos e janelas em arco rebaixado a vazar as paredes laterais, todos os vãos envolvidos por azulejos enxaquetados verdes e brancos superiormente recortados em forma de castelos e torres; num canto uma lareira de mármore sobre colunelos; pavimento de tijoleira com entrançado e cobertura em tecto de masseira com caixotões octogonais de molduras polícromas e douradas em que se inscrevem cisnes com gargantilhas douradas. No Pátio do Esguicho (ou Pátio Central) um longo tanque revestido de azulejos de aresta e, ao centro uma coluna torsa com decoração vegetalista e remate cónico com figuração antropomórfica; a N. colunata que acede a casa de fresco (Gruta dos Banhos) de paredes revestidas com azulejos figurativos azuis e brancos, com um sistema de repuxos; tectos decorados com grinaldas de estuque branco, azul e ocre a envolver cenas mitológicas. A Sala das Pegas: rectangular, com revestimento parietal de silhar de azulejos de aresta e uma lareira esculpida em mármore de Carrara *2, cobertura de tecto de masseira apainelado com figurações de pegas segurando cartela no bico com dístico "POR BEM"; na parede S. porta para o pequeno Pátio da Audiência e do lado oposto acesso ao Quarto de D. Sebastião revestido com silhar de azulejos relevados com parras. A Sala das Sereias (antigo Guarda-Roupa) tem silhar de azulejos de aresta e tecto apainelado com figuração de uma nau ladeada por sereias. A Sala Moura ou dos Árabes (Câmara ou Quarto de D. João I) é quadrangular, com pavimento de tijoleira centrado por fonte e paredes revestidas com silhar de azulejos enxaquetados verdes e brancos, de aresta e corda-seca, encimado por maçarocas relevadas; pavimento de tijoleira com entrançados. No Pátio de Diana revestimento de azulejos relevados e ao centro uma fonte. Uma escadaria dupla ascende à Sala das Galés com tecto de berço de madeira onde está pintada a Barra de Lisboa com várias embarcações. Pátio da Carranca com tanque revestido de azulejos relevados com esferas armilares. Sala da Coroa com tecto apainelado com escudo real. Quarto de D.Afonso VI com porta em arco quebrado e pavimento cerâmico alicatado. Na antiga torre da Meca a Sala dos Brasões: quadrangular, com porta em arco polilobado e paredes revestidas de painéis de azulejos figurativos azuis e brancos com cenas galantes e de caça; cobertura em cúpula octogonal de caixotões sobre trompas de ângulo apoiadas em nervuras, pintada concentricamente com brasões de armas de 72 famílias nobres portuguesas, painéis octogonais com cavalos, brasões dos 8 filhos de D. Manuel, e, no fecho, as armas reais. Capela: planta longitudinal rectangular, com tribuna, de nave única com paredes pintadas a fresco com pombas, altares com frontais de azulejos de aresta e pavimento de tijoleira e azulejos alicatados; cobertura em tecto de alfarje com perfil de abóbada de berço. Cozinha de 2 tramos separados por arcos quebrados, inteiramente revestida de azulejos brancos colocados na diagonal, sob as bases octogonais das chaminés monumentais. Na sala de D. Manuel uma porta de colunelos torsos e revestimento parietal com silhar de azulejos de aresta.
Materiais
Alvenaria mista rebocada; cantarias de calcário e mármore; azulejos; estuque; madeira; ferro; telha; tijolo; vidro.
Observações
*1 - alguns autores consideram que esta coluna é de um antigo repuxo manuelino, nomeadamente, no séc. 17, António Coelho Vasco descreve-a como integrando uma fonte diante do Palácio, aparecendo já sem o respectivo tanque numa gravura de William Hicking Burnett de meados do séc. 19, em 1935 já estava no Jardim da Preta e foi reconstruída após ter sido derrubada por um temporal em 1941; tem algumas semelhanças formais com a coluna que se encontra no Pátio dos Princípes; *2 - encontrava-se nos Paços Reais de Almeirim, oferta do Papa Leão X a D. Manuel, tendo sido trazida para Sintra após a destruição dos Paços por um incêndio. *3 Nos desenhos do "Livro das Fortalezas" e na iluminura de Bening a arcada do frontespício é constituída por arcos plenos, no 2º registo as janelas são em número de 4 e os merlões são formamlmente diferentes; numa gravura de Haupt de 1886 os vãos dos arcos estão entaipados onde se abrem janelas duplas e uma porta rectangular à esq. e verifica-se que a escadaria era menor, de lanço único à esq., acedendo directamente à porta.