Arquitectura religiosa, setecentista e oitocentista. O povoado encontra-se disposto em socalcos, sendo visíveis alguns muros de suporte escalonados, sensivelmente paralelos, ligados por alguns troços transversais. O complexo religioso é composto por ermida de planta longitudinal, de nave única e capela-mor rectangular, com interior coberto por abóbada de berço de madeira, casa de romeiros, uma fonte com casa de banhos e diversos coretos e tribuna. A ermida e a fonte apresentam lápides epigrafadas, alusivas às suas reconstruções. A fachada lateral da ermida é reforçada por dois largos contrafortes, com pequena sineira inscrita no segundo.
Conjunto patrimonial composto pela Ermida de Santa Eufémia, casa dos romeiros, contígua ao lado S., tribuna, dois coretos, fonte e casa dos banhos, mais afastadas, a N., e por um povoado pré-histórico, do lado S. da serra. ERMIDA de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangular. Volumetria de dominante horizontal, com coberturas efectuadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco rematadas por duplo beiral. Fachada principal, virada a E., em empena, com cruz sobre acrotério, rasgada por portal de verga recta, moldurado, rematado por estreita cornija coroada por lápide com inscrição e ladeado por pequenas janelas quadrangulares gradeadas. O portal é encimado por janela moldurada, em arco abatido. Fachada lateral S., com dois largos contrafortes, elevando-se sobre o segundo pequena sineira. Entre os contrafortes, porta de verga recta, moldurada, rematada por cornija, precedida de dois degraus. Fachada lateral N., com escada de acesso ao coro-alto e rasgada por vão gradeado albergando um registo de azulejos polícromos. INTERIOR com nave coberta abóbada de berço de madeira, e dois altares de talha dourada e pintada chanfrando os ângulos de topo. Contiguamente à fachada da capela-mor encontra-se a antiga CASA DE ROMEIROS, de planta rectangular, coberta por telhado a uma água e de piso térreo. A FONTE / CASA DE BANHOS apresenta planta trapezóidal em cujo muro de topo, coroado por cruz pétrea, se abre um nicho em arco abatido, que alberga a fonte, com inscrição, bica simples e pequeno tanque rectangular. No muro à direita, acesso à Casa de Banhos, pequeno cubículo de planta rectangular coberto por abóbada de berço. TRIBUNA E CORETOS, apenas com bases poligonais. ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA do povoado pré-histórico dificilmente perceptível *2, reconhecendo-se apenas alguns muros de suporte escalonados, sensivelmente paralelos, ligados por alguns troços transversais.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque pintado, azulejo, madeira, telha cerâmica.
Observações
*1 - DOF: "Sítio de Santa Eufémia da Serra, incluíndo a Ermida de Santa Eufémia"; *2 - a inexistência de uma escavação arqueológica sistemática é responsável por o conhecimento deste povoado se cingir aos materiais (utensílios cerâmicos e outros) recolhidos e depositados no Museu Regional de Sintra.