Palacete oitocentista, formando uma villa de estilo italiano. Edifício com ligação à Quinta do Saldanha através de escada interna com passagem para o jardim.
Planta irregular, composta por dois corpos, o principal de planta irregular e o anexo rectangular ligados por passadiço. Massa de volumes articulados, o principal verticalista e o anexo horizontalista. Coberturas exteriores diferenciadas de telhados a uma, duas e quatro águas no primeiro e terraço de tijoleira no segundo. Fachada principal a E., composta por três panos em simetria, com embasamento, o central avançado formando alpendre sustentado por quatro colunas com arquitrave, dando passagem à porta emoldurada em arco pleno flanqueada por pequenos vãos quadrilobados. Na cobertura interna do alpendre, brasão da Condessa de Rio Maior. Ao nível do 2º piso, janela de sacada rectangular com varandim de ferro. A separar o 2º do 3º piso uma cornija com beiral. No 3º piso, janela tripartida em arcos plenos. Remate em frontão coroado por beiral. Panos laterais idênticos com janelas de peito rectangulares no 1º piso e janelas de sacada no 2º; remates compondo um único frontão, em conjugação com o do pano central. Fachada N.: com 2 pisos separados por friso em cada um uma janela rectangular; remate em cornija sob beiral. Fachada posterior: com corpo avançado semi-circular ladeado por 2 panos estreitos, o da esq. com 2 registos tendo no 1º uma porta e no 2º uma janela rectangulares, e, o da dir. acrescentado de 1 piso, sobre a cornija e o beiral, onde se abre uma janela elíptica. O corpo semi-circular tem 3 pisos: o 1º com uma porta rectangular flanqueada por 2 pilastras e 2 janelas; o 2º com uma janla de sacada entre duas de peito e o 3º composto por espécie de ático simples vazado por janela de duplo arco pleno e rematado por pequena empena angular com óculo circular. Anexo: corpo longitudinal marcado por 3 panos reentrantes e 2 salientes alternados, divididos por pilastras onde se abrem janelas rectangulares e portas emolduradas com arco quebrado *2, sendo os panos salientes rematados por frontão vazado por pequeno óculo e todo o conjunto rematado por platibanda; no terraço elevam-se 2 chaminés, uma delas estriada e de grandes dimensões. INTERIOR: Vestíbulo amplo com escada em caracol de acesso ao 2º piso à dir. e em frente sala de estar principal que tem na cobertura frescos originais realizados por artistas italianos deslocados a Portugal para esta obra: florão central ladeado por grinaldas e molduras com imagens campestres em tons de rosa e verde. À esq., acesso através de corredor tapado por vidro à sala de jantar decorado com tecto em madeira pintada com flores, pássaros e grinaldas enquadradas por molduras azuis. Esta dá acesso à cozinha. No 2º piso quartos e escritório e acesso ao 3º piso com o quarto principal.
Materiais
Cantarias de calcário, alvenaria mista rebocada e pintada; ferro; estuque; telha; vidro.
Observações
*1- edifício com ligação à Quinta do Saldanha através de escada interna com passagem para o jardim. *2 - cantarias do séc. 18 provenientes do Palácio do Duque de Palmela.