Palacete romântico, de planta quadrangular com lanternim saliente na cobertura, caracterizada por um espaço central quadrado de pé-direito duplo. Simetria na composição de todos os alçados, com a repetição sistemática do mesmo tipo de vão. Elementos decorativos revivalistas, como as grinaldas, os frontões interrompidos, as pilastras, capitéis vegetalistas e os frisos relevados. Palacete de características românticas tardias apresenta uma transição para o modernismo, no volume simples com grandes envidraçados e planta de grande clareza conceptual. O hall como o centro da casa, o espaço por excelência na composição arquitectónica.
Edifício de planta quadrangular, com cave sobreelevada e dois pisos. Volume simples, com coberturas em telhado de quatro águas formando ao centro um lanternim octogonal, com cobertura piramidal revestida a chapa, encimada por um pára-raios. A fachada principal simétrica, orientada a N. com pilastras em reboco nos extremos é subdividida em três corpos através de outras duas pilastras e apresenta adossada ao eixo uma escadaria abrindo em leque e varandim com balaustrada em granito. Ao centro portal de entrada, em arco de volta perfeita, com frontão triangular de cornija inferior interrompida, encimada por janela de sacada com guardas de ferro e frontão triangular sobre pilastras. Lateralmente duas amplas portas de sacada com guardas em grade de ferro fundido no primeiro e segundo piso e alinhados postigos engradados da cave. As quatro pilastras rebocadas, rematadas por capitéis com decoração vegetalista prolongam-se até uma cornija saliente, onde apoia uma grade contínua de ferro que envolve toda a construção. Entre as pilastras, um friso contínuo em alto-relevo com motivo geométrico. As fachadas laterais, iguais entre si, apresentam o mesmo número de aberturas, as mesmas molduras e igual desenho de caixilharias. A fachada posterior marcada também por cinco amplas aberturas de sacada iguais às das fachadas laterais nos dois pisos, contornadas por pequena moldura saliente rebocada, apresenta adossada ao nível do primeiro piso uma varanda em toda a extensão apoiada em pilares, de capitel também com decoração vegetalista. Esta varanda é interrompida ao centro por uma escada de tiro de acesso ao jardim. Tem-se acesso à casa através de um hall, com três portas com molduras entalhadas e lambril de azulejos figurativos da fábrica do Carvalhinho. A partir deste hall, o espaço interior é caracterizado por um grande átrio quadrangular de pé-direito duplo, para onde se abrem diversas salas, e a antiga cozinha. Sobre este espaço debruça-se uma varanda em todo o seu contorno com guarda de ferro, apoiada em cada ângulo numa coluna de ferro. Nos quatro ângulos das paredes, uma lareira com frente em mármore, que se prolongam para o segundo nível constituindo nova lareira. As paredes entre as diversas portas são decoradas por elementos vegetalistas relevados em estuque. A iluminação deste espaço é produzida por um lanternim octogonal, com janelas em guilhotina.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; tectos estucados; revestimento de pavimentos em madeira ou mosaico cerâmico; caixilharias em madeira pintada; grades em ferro pintados.
Observações
O palacete também propriedade da família da Sophia de Mello Breyner e Andresen. O jardim encontra-se bastante degradado por falta de jardineiros. Detém ainda belas espécies arbóreas, patenteando uma concepção romântico no seu desenho. Encontra-se inacabada a ampliação da antiga casa dos empregados, próxima do portão nº 1239.