Portal de Cidadania

Convento de Nossa Senhora da Penha de França

Convento de Nossa Senhora da Penha de França

O ponto de interesse Convento de Nossa Senhora da Penha de França encontra-se localizado na freguesia de Penha de França no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Convento masculino de Eremitas de Santo Agostinho ou Gracianos.

De planta organizada em torno de claustro com alas rectangulares, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1 e 2 águas, articulados nos ângulos, perfurados por trapeira e em coruchéu. O alçado principal da igreja, a S., em calcário, organiza-se em 3 níveis e 3 corpos, separados por contrafortes com pequenos nichos. O corpo central, vazado em arco em asa de cesto com entrada monumental em escadaria, é sobrepujado ao nível do 3º piso por janela de sacada com balaústres, suportada por mísulas, e rematada superiormente por cartela com emblema da Ordem de Santo Agostinho. Os corpos laterais apresentam porta de verga recta no embasamento do edifício, encimada por vão em arco de volta perfeita, e janela de guilhotina no 3º piso. Acima da cornija, no enfiamento do corpo central, eleva-se pano de muro vazado por óculo, rematado por frontão triangular, com cruz e fogaréus nos acrotérios. Contíguamente ao alçado principal a O., desenvolvem-se as antigas dependências conventuais, organizadas em 3 andares separados por frisos de cantaria, apresentando piso térreo vazado por portas e janelas, piso intermédio e superior com janelas rectangulares de verga destacada, sendo as últimas de menor vão e encimadas por óculos. No alçado posterior, observa-se à direita, uma torre de secção quadrangular, com ventana sineira, rematada por coruchéu. Acede-se ao interior da igreja, por endonártex de 2 níveis, servido por escadaria de lanço único, divergente em 2 lanços conducentes à plataforma principal. O INTERIOR de planta axial composta pela justaposição de rectângulo-octógono-rectângulo, apresenta 3 entidades do ponto de vista de espacialidade: acesso e coro-alto, nave e capela-mor. O coro-alto exibe guarda com balaústres e cobertura em abóbada da aresta, seguindo-se a nave com cobertura em cúpula gomada. Na 1ª face do octógono e a ladear a porta, reconhece-se num nível superior a existência de tribunas, com base e guarda marmoreadas. A nave apresenta altares laterais (3 por lado) intercalados por portas e janelas de peito ao nível do piso superior: inscritos em arcos de volta perfeita, os altares em talha dourada albergam imaginária, sendo sobrepujados de composições pictóricas em tela. Existência de púlpitos, entre o 1º e o 2º altar, com base marmórea esculpida e avental semicircular marmoreado, encimados por janela com balaústres e remate superior compósito em cantaria. A capela-mor, com cobertura de abóbada de aresta, exibe nos panos de muro laterais, nichos, ladeados por pilastras caneladas em cantaria, sendo rematados por frontão triangular. Ladeiam o nicho, portas sobrepujadas de áticas destacadas e cabeças de querubim; reconhece-se num 2º nível, composição pictórica em tela, ladeada por janelas. No muro de topo, identifica-se retábulo.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, madeira dourada e pintada.

Observações

*1 - DOF: Igreja e edifício do antigo Convento de Nossa Senhora da Penha de França, incluindo o seu património integrado. *2 - o culto nasceu em Espanha, num local entre Salamanca e Ciudad Rodrigo, onde apareceu uma imagem da Virgem numa penha.