Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Primária Dr. Afonso Costa e Creche do Bairro Grandela

Escola Primária Dr. Afonso Costa e Creche do Bairro Grandela

O ponto de interesse Escola Primária Dr. Afonso Costa e Creche do Bairro Grandela encontra-se localizado na freguesia de São Domingos de Benfica no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Escola primária, projetada e construída na primeira década do séc. 20, por iniciativa do comerciante e industrial Francisco de Almeida Grandella, insere-se num grupo de escolas mandadas erguer por este benemérito em locais onde detinha interesses económicos ou pessoais, procurando, assim, dotar os seus trabalhadores, ou a população das terras a que de alguma forma se encontrava ligado, de escolas laicas, gratuitas e com boas condições pedagógicas e higiénicas. Apresentam características afins com as expostas no capítulo 4 das "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", publicadas pelo Governo em 1866 (DL 23 jul. 1866, n.º 163), como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira. De entre estas destacam-se: a sua localização em local aprazível e de fácil acesso, reservando alguma distância dos demais edifícios, numa área de terreno nunca inferior a 600-900 m2, murada ou separada do exterior por vala; a escola deve conter uma ou mais salas de aula (consoante o número de alunos), com uma superfície de 50 a 115 m2 e um pé-direito do 4 metros, a sua iluminação natural será efetuada pela existência de janelas, situadas sempre do lado esquerdo dos alunos; contígua à sala de aula ficará uma outra, mais pequena, destinada a apresentações públicas, recepção e biblioteca escolar; é ainda contemplada a existência de um ou dois vestíbulos, consoante a escola seja para um ou para os dois sexos. A orientação das escolas segundo este primeiro regulamento de construções escolares, deveria ser a SO. (considerada a ideal para Portugal), o que poderia ser alterado de acordo com as condicionantes de cada caso. A ventilação e o aquecimento são igualmente regulamentados, assim como é exigida a existência de espaço para a realização de jogos ao ar livre. É na fachada principal que reside a particularidade destas escolas, apresentam uma feição neoclássica, na qual a entrada principal é precedida pela existência de escadas e alpendre (a toda a largura da fachada, ou apenas na entrada), com colunas (seis a quatro), encimadas por frontão triangular, normalmente decorado com símbolos maçónicos (com particular incidência na estrela de cinco pontas), e acompanhadas da divisão do benemérito, "Sempre Por Bom Caminho e Segue" (que se encontra presente também nos Armazéns do Chiado). No caso dos dois edifícios do Bairro Grandella é de notar a inexistência de espaço reservado a recreio exterior, a escola e a creche encimam as duas fileiras de quarteirões, sendo contíguas (pelas traseiras) a casas de habitação, são ladeadas, de ambos os lados, por arruamentos do bairro, apenas a frontaria se encontrava separada da via pública por um gradeamento (entretanto retirado pela autarquia), mas este comum ao bairro.

Materiais

Estrutura de cantaria e alvenaria rebocada e pintada; embasamento, pilastras e molduras dos vãos em cantaria; portas e caixilharia de madeira; pavimentos em mosaico; vidros simples; telhado coberto por telha cerâmica.

Observações

*1 No edifício onde hoje funciona o polo da Biblioteca-Museu República e Resistência/Espaço Grandella