Escola primária, projetada por Alberto Aires Braga de Sousa, construída na década de 1940 do século 20, ao abrigo do Plano dos Centenários, programa de construção em larga escala levado a cabo pelo Estado Novo a partir de 1941, em sucessivas fases, com o objetivo de constituir uma rede escolar de abrangência nacional, que suprisse a falta de estabelecimentos condignos para o ensino e permitisse a aplicação das novas bases pedagógicas definidas pela reforma do ensino promovida pelo ministro Carneiro Pacheco (1887 - 1957). O plano previa a construção 12.500 salas, ao longo de dez anos, tendo a sua execução ficado a cargo da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), que, numa primeira fase, retomou e adaptou os projetos tipo regionalizados desenvolvidos em 1935. O projeto base é pensado tendo por unidade de construção a sala de aula para uma capacidade máxima de 40 crianças; desenvolvendo-se em função do número de salas a contemplar, que seria necessariamente par, permitindo a articulação de dois corpos idênticos, um destinado a alunas e outro a alunos; contemplava ainda a existência de instalações para o corpo docente, uma cozinha/copa, refeitório, instalações sanitárias e um alpendre (recreio coberto) e recreio ao ar livre. A fachada principal deveria estar orientada a sul, sudeste, sendo esta a orientação privilegiada para as salas de aulas e alpendre, como forma de tirar um melhor aproveitamento da luz solar, e resguardar dos ventos mais frios, pelas mesmas razões, o recreio deveria estar na frente do edifício. Para norte ficam orientados os espaços de circulação. Interiormente, as salas de aula deveriam medir 8 x 6 metros, com 3,5 metros de pé-direito, servidas por grandes janelas. lncluem-se, na construção, recreios cobertos, com áreas mínimas de 160 m2 e recreios ao ar livre com cerca de 2000 m2 para cada secção. O gosto tradicionalista é visível sobretudo no exterior, com uma aparência próxima da arquitetura do regime, nas fachadas principais proliferavam cantarias trabalhadas, com destaque para as pedras de armas. Em Lisboa, vivendo-se um período de forte crescimento populacional, houve uma clara opção pela construção de grupos escolares com dezasseis salas (oito em cada secção), como é o caso da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Santo Amaro que, no entanto, provavelmente por necessidade de adaptação ao terreno, não respeita as orientações espaciais propostas, tendo as salas de aula de ambos os blocos a sudoeste, nas traseiras dos edifícios, ficando os recreios cobertos e os corredores orientados para sudeste (antiga escola masculina) e nordeste (antiga escola feminina). De notar, neste grupo escolar, a total ausência de elementos decorativos nas suas fachadas.
Conjunto de planta composta, poligonal, resultante da articulação de dois corpos principais, idênticos, retangulares alongados, de dois pisos, e de um terceiro, também retangular e alongado, mais estreito e de um só piso. As coberturas são em telhados, maioritariamente de duas águas, sendo nos extremos dos edifícios principais de três águas. Paralelo ao corpo norte do edifício principal, no extremo noroeste encontra-se um outro módulo, mais pequeno, de planta retangular, de um só piso, e cobertura em telhado de quatro águas. As fachadas são rebocadas e pintadas a amarelo, rasgadas por janelas retilíneas com molduras de alvenaria simples. O acesso principal ao imóvel é efetuado a partir da Rua Filinto Elíseo, a sul do corpo sul do edifício principal. Possui, ainda, um outro acesso a norte, a partir da Rua Jau. As fachadas dos dois corpos principais, corpos letivos, são idênticas, sendo a fachada principal composta por dois panos, o primeiro com dois pisos rasgados, ao centro, por um grupo de três janelas com moldura de alvenaria simples; centralizado, no segundo piso, pelo mastro com a bandeira nacional. O segundo pano, recuado ao nível do segundo piso, é precedido por um alpendre telhado, assente numa arcaria composta por seis arcos de volta perfeita. O acesso ao interior do imóvel é feito por uma porta no alpendre, no extremo direito, esta fachada faz ângulo com o terceiro corpo. O segundo piso é rasgado por quatro grupos de três pequenas janelas, que mostram tratar-se de corredores de circulação. As fachadas laterais, esquerdas e direitas, apresentam, em ambos os edifícios, paredes cegas, sendo, as direitas, rasgadas, ao nível do segundo piso por uma janela quadrada com moldura de alvenaria simples. As fachadas posteriores, as das salas de aula, são rasgadas em cada piso por três grupos de três janelas retilíneas com moldura de alvenaria simples. O terceiro corpo, de um só piso, é orientado a sudeste, a sua fachada principal faz ângulo com a fachada principal do corpo letivo sul, apresentando dois panos, um primeiro, mais saliente, onde se encontra a porta de entrada, o segundo rasgado por quatro janelas retilíneas com molduras de alvenaria simples. Fachada lateral rasgada por um grupo de três janelas retilíneas emolduradas por moldura de alvenaria simples. Fachada posterior rasgada por cinco janelas quadrangulares com moldura de alvenaria simples, duas de cada lado, centralizadas por uma pequena janela retangular colocada ao nível do teto. INTERIOR: a escola encontra-se estruturada a partir de dois edifícios idênticos (que correspondiam à secção masculina, edifício sul, e à feminina, edifício norte), aos quais se acede a partir da estrutura alpendrada que serve o recreio coberto. Cada edifício é servido de um átrio amplo, de onde partem os amplos espaços de circulação, corredor do rés-do-chão, escadas e corredor do primeiro andar (ambos os corredores com iluminação unilateral feita a partir de janelas colocadas ao nível do teto nas fachadas principais), que dão acesso a oito salas de aula semelhantes entre si (com 8 x 6 metros e 3,50 metros de pé-direito), iluminadas unilateralmente por amplas janelas, comportam ainda a existência de um gabinete para docentes e instalações sanitárias. O terceiro edifício, o "comboio", como era designado, comporta a cantina (pensada para cem crianças) e pequena copa/cozinha. O recreio descoberto, numa totalidade de cerca de 4.000 metros, encontra-se hoje servido por um campo de jogos e equipamentos lúdicos. No extremo sudoeste do terreno encontra-se ainda uma pequena portaria. Todo o recinto é vedado por cerca de arame.
Materiais
Estrutura em alvenaria de tijolo, rebocada e pintada; socos, revestimentos, degraus e pavimentos em cantaria de calcário; caixilharias em madeira, vidro e metal.
Observações