Arquitecura religiosa, do séc. 20. Igreja paroquial de linhas simples e estritamente funcionais, de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, flanqueada por anexos, e alta torre sineira, de dois registos, com sineiras protegidas por adufas e zona inferior rasgada por fresta em forma crucífera, tendo o interior com coberturas em vigamento de madeira, sendo iluminada uniformemente por festas rasgadas nas fachadas laterais, as da capela-mor em arco de volta perfeita. Fachada principal em empena, com exonártex, rasgado por amplo portal de verga recta, tendo nas ilhargas mais dois, encimado pelo janelão do coro, em arco de volta perfeita. Interior dividido em oito tramos, com arcos diafragma de volta perfeita, com pequeno coro-alto, assente em pilares de betão. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por nichos com altares colaterais. Capela-mor com simples altar de cantaria.
Igreja de planta longitudinal composta por nave única, capela-mor mais estreita, ladeada pela sacristia e zona administrativa no lado esquerdo e pelas capelas funerárias no lado direito, possuindo torre sineira no lado esquerdo, com coberturas diferenciadas... Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, percorridas por embasamento formado por placas de cantaria de calcário, rematadas por friso. Fachada principal, virada a O., em empena com cruz latina no vértice, com a zona central escavada, formando um pequeno endonártex, onde se rasga um portal amplo, de verga recta, encimado pelas armas portuguesas, envolvidas pela tiara papal, e por janelão do coro, em arco de volta perfeita, unidos pela moldura de cantaria; nas faces laterais, portas de verga recta, de acesso ao interior. No lado esquerdo, a torre sineira, de dois registos e totalmente revestida a placas de cantaria, o inferior rasgado por fresta em forma de enorme cruz latina, encimada por relógio circular, surgindo, no superior, as sineiras, rectangulares e com adufas geométricas. A estrutura remata em telhado de quatro águas, com cruz latina na cumeeira. Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por oito frestas com molduras de cantaria, que iluminam o interior da igreja, surgindo uma semelhante na capela-mor, em arco de volta perfeita. No lado esquerdo, o corpo anexo, elevado por escadas e com acesso por porta em arco de volta perfeita e iluminado por trífora, rodeado por ampla moldura de cantaria, inferiormente em capialço. Fachada lateral direita com o mesmo número de vãos na nave e capela-mor, possuindo, no lado direito, um anexo com acesso por escadas, rasgado por portal em arco de volta perfeita, por trífora e janela com as modinaturas semelhantes às anteriores. Fachada posterior com a empena da capela-mor, cega e com cruz latina no vértice, ladeada por corpos, rasgados por trífora e janela com modinaturas semelhantes às anteriores. INTERIOR rebocado e pintado de bege, percorrido por silhar de azulejo de padrão policromo, com pavimento em lajes de calcário, estando dividido em oito tramos definidos por arcos diafragma em arco de volta perfeita, que sustentam a cobertura em vigamento de madeira. Na parede fundeira, pequeno coro-alto, com guarda metálica, assente em seis pilares de betão, rebocados e pintados de bege. Arco triunfal de volta perfeita e moldura de cantaria, ladeado por dois arcos semelhantes, onde se integram dois altares de cantaria, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, com os oragos sustentados por mísula. A parede testeira é totalmente revestida a pintura mural, representando várias alegorias e cenas religiosas, identificadas por legendas delidas e assinado por "LINO ANTÓNIO 1951". Representam a "Coroação da Virgem", "o Papa investe novos bispos", "Aparição de Fátima", "Papa tem a visão da Guerra" e "São João acompanhado por Anjo".
Materiais
Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocada e pintada; frisos e pilares de betão; embasamento, modinaturas, escadas, pavimentos, altares, mísulas, cruzes em cantaria de calcário; cobertura interior em madeira; coberturas em telha.
Observações