Portal de Cidadania

Palácio Ludovice

Palácio Ludovice

O ponto de interesse Palácio Ludovice encontra-se localizado na freguesia de Misericórdia no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, barroca. Edifício imponente, com uma certa dinamização barroca e que, como é hábito na arquitectura de F. Ludovice, a ênfase é posta na fachada principal, e aqui, esta é sobretudo marcante no pano central e nos 3º e 4º pisos: varanda sinuosa no andar nobre, janelas de sacada com padieira decorada e encimada por frontões contracurvado e segmentares, no 4º. Palmas, conchas e aletas servem de decoração. Tendendo para a forma cúbica, contrastando com a volumetria tradicional dos palácios portugueses (paralelepipédica). O uso de pilastras dividindo verticalmente a fachada principal cria a ilusão de avanço do pano central sobre os laterais, esta é reforçada pelo ligeiro ressalto do beiral, neste mesmo pano.

De volumetria paralelepipédica e planta aproximadamente quadrada, regular, com 5 pisos. Cobertura constituída por telhado a várias águas. A fenestração é regular, disposta simetricamente, sendo a maioria de verga recta emoldurada a cantaria. A cornija percorre todo e edifício, suportando o beiral saliente ligeiramente ressaltado no pano central. A fachada principal, palaciana com acentuada articulação vertical, encontra-se orientada a E. Desenvolve-se em quatro pisos O vão principal de entrada é central e encontra-se guarnecido por pilastras. Ladeando o portão principal, rusticado, três portas de estabelecimentos a S., sobrepostas por janelas de sacada; e outras três portas similares do lado N., sobrepostas por janelas de peitoril. Ao nível do 3º andar contam-se 7 janelas de sacadas, as três centrais guarnecidas de varanda contínua em contracurvas. O 4º andar, é também todo ele constituído por janelas de sacada, sendo os vãos do último andar janelas de peito. Tanto na fachada N. como na fachada S. contam-se 9 vãos de janela em cada piso sendo o 3º sempre constituído por janelas de sacada e os dois últimos na sua maioria por janelas de peito. A fachada posterior, orientada a O. conta com 8 vãos sendo a sua leitura global idêntica às restantes fachadas. Relativamente ao interior, o acesso é feito através de um átrio (transformado em 1945), no fundo do qual foi construído um portal que abre para o Solar do Vinho do Porto. A escadaria de acesso aos restantes pisos, nasce à esquerda do átrio e é guarnecida por corrimão de mármore (da primeira época do palácio) e revestida de azulejos modernos. Cada lance de escadas é sempre iluminado por um vão orientado a S. No andar nobre, existe pequena capela praticular. Ao fim de cada um destes lances, à direita existe um átrio de entrada para acesso às habitações existentes nos vários pisos, também ele revestido pelos mesmos azulejos existentes na escadaria. O tecto é plano, de estrutura em madeira.

Materiais

Alvenaria, cantaria, ferro, vidro, madeira, telha , mármore e azulejo.

Observações

*1 - constitui uma Zona Especial de Proteção conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente. *2 - o processo encontrava-se indisponível por os serviços da CML do Alto da Eira se encontrarem encerrados em Dezembro de 2002.