Palacete neoclássico com fachadas rebocadas e pintadas, e elementos definidores em cantaria. Corpo principal ao centro, ladeado por corpos laterais simétricos, anexando-se novo corpo a nascente. Fachada principal, voltada a N. onde se condensam aspectos nobilitantes e identificativos, com uso de linguagem neoclássica, de registo palladiano, na disposição simétrica das fachadas e vãos, no perfil rectilíneo dos últimos, no desenho da cornija alteada e saliente, e no remate com balaustrada com estátuas nos prumos. Corpo central destacado, com varanda corrida sustentada por modilhões decorados ao nível do primeiro andar e animação dada pela colocação de pilastras estriadas, rematado por balaustrada com estátuas.
Planta rectangular, composta por corpo principal ao qual se anexa no flanco esquerdo corpo rectangular na sequência da fachada principal*1, com volumetria de sentido horizontal, acompanhando o forte declive do terreno e cobertura com telhado de quatro águas sobre cada corpo respectivamente, alteado em mansarda. Fachadas, com número de pisos diferenciado, rebocadas e pintadas de amarelo, com embasamento, remates, e cunhais em cantaria de calcário, rasgadas regularmente por vãos rectilíneos correspondentes entre pisos. Fachada principal voltada a N., dividida em 3 pisos separados por friso em cantaria, sendo o primeiro piso revestido por cantaria e o remate com platibanda alteada e cornija saliente, sobre a qual se soma um piso em mezzanino com placagem de cantaria, no qual se rasgam regularmente vãos rectangulares de verga recta. Marcação de quatro corpos, separados por pilastras, sendo o corpo principal ligeiramente avançado, com porta principal em arco abatido, ladeada por duas janelas de verga recta ao nível do primeiro piso, ao qual se sobrepõe o piso nobre com varanda corrida em cantaria suportada por modilhões decorados e guarda de ferro, por detrás da qual se rasgam 3 vãos de sacada com remate em cornija sobre mísulas. A nobilitação deste corpo completa-se pela introdução de quatro pilastras estriadas com capitel coríntio, emoldurando os vãos do segundo e terceiro piso, estes de sacada de remate simples e guarda de ferro forjado, e pelo remate em balaustrada com estátuas sobre a cornija, ao nível do piso em mezzanino. Os dois corpos que flanqueiam o principal são simétricos apresentando no primeiro piso porta envidraçada de remate em arco abatido, ladeada por dois janelões de perfil rectilíneo, seguindo-se no segundo piso três vãos de sacada de verga recta, emoldurados por cornija e com guarda de ferro forjado, e ao nível do terceiro piso três vãos de sacada de verga recta, também com guarda de ferro. No corpo no extremo esquerdo, cujo pano central avança levemente, rasga-se a nível do primeiro piso portal de grandes dimensões, sobrepujado por toldo e vão semicircular, sendo ladeado por 2 vãos rectangulares sobrepostos, recortados á face, de cada lado. No segundo piso abrem-se três janelas de volta-perfeita ladeadas por pilastras, enquanto que no terceiro piso se rasgam três vãos de sacada, de verga recta e guarda de ferro. Na fachada lateral esquerda sobressai o volume do corpo anexo ligeiramente mais baixo que o corpo principal do palácio. A fachada lateral do anexo divide-se em três pisos, sobre um alto embasamento em alvenaria que acompanha o declive do terreno, no primeiro piso rasgam-se duas janelas de varandim com remate em volta-perfeita, enquanto que no segundo são de verga recta, todas com guarda em ferro. No terceiro piso, rasgam-se duas janelas de peitoril ao nível da cornija saliente, que rasga a moldura de uma das janelas, o remate é feito por platibanda, sobre a qual se desenvolve guarda de ferro. A fachada lateral direita do corpo principal do edifício apresenta quatro pisos, com três vãos, de moldura recta, correspondentes em cada piso, sendo os do primeiro de varandim com varanda corrida em ferro, e os restantes de peitoril, tendo os dos dois últimos pisos menor dimensão e apresentando o último á esquerda varandim acompanhando o ângulo. Destaca-se no pano murário o volume da chaminé, o remate faz-se através de platibanda sobre pala de betão, sobrepujada de guarda de ferro. A fachada lateral direita divide-se em 5 pisos, rasgando-se três vãos de peitoril á face e um portão a nível do embasamento, quatro vãos de peitoril de moldura recta no primeiro e segundo pisos, cinco vãos de peitoril de menores dimensões e moldura recta no quarto piso, finalmente no quinto piso rasgam-se três vãos de peitoril de moldura recta e um vão de sacada com varandim em ângulo para a fachada posterior. Anexo á fachada lateral direita desenvolve-se pano murário correspondente á definição do terraço posterior, no qual a nível do piso térreo se abre portão com remate em arco abatido. A fachada posterior divide-se em seis pisos, o primeiro apresentando uma série de portas e portões que dão acesso directo ao terraço, onde se encontra barracão pré-fabricado de apoio á escola profissional e canteiro com árvore centenária, enquanto que no segundo se rasga uma série regular de nove vãos de peitoril de moldura recta. O segundo e terceiro pisos correspondiam á zona nobre do palácio, cuja marcação é dada pela colocação de sacadas corridas em cantaria sobre modilhões, com guarda em ferro e arcos de sustentação de volta plena com decoração superior em ferro. No segundo piso a sacada abarca a totalidade dos nove vãos, destacando-se os cinco centrais pela moldura recortada dos vãos, abrindo-se do lado esquerdo para escada de acesso a terraço aberto sobre o rio. No terceiro piso a sacada abarca os cinco vãos centrais com moldura recortada, sendo os restantes quatro vãos de peitoril de moldura rectilínea. Os últimos pisos apresentam nove vãos de peitoril correspondestes, exceptuando no último piso cujo vão central e os vãos extremos são de sacada. Remate em platibanda sobre pala, sobrepujada por guarda corrida de ferro. INTERIOR: Acesso por vestíbulo com pavimento em cantaria e revestimento com azulejo de padrão azul e branco a meia altura, que comunica com arco de cantaria sobre pilastras, que marca o arranque de escadas de ligação entre pisos, com degraus em madeira e corrimão em ferro forjado. No primeiro piso está instalada escola profissional, estando o espaço dividido em salas de aulas por painéis. O segundo piso e terceiro pisos são ocupados por instalações da CGTP, dividindo-se o espaço em recepção, escritórios e auditório, sendo os pavimentos em madeira e as divisórias em painéis.
Materiais
Estrutura de alvenaria mista rebocada e pintada; molduras de vãos, embasamento, cunhais, pilastras, balaustrada, revestimento do mezzanino em cantaria de calcário; guardas, sacadas, e corrimão das escadas internas em ferro forjado.
Observações
*1 - este corpo é anexado ao palácio na sequência do projecto de remodelação do arquitecto Giuseppe Cinatti, elevando-se originalmente apenas á altura de um primeiro andar, não alterando a leitura harmónica do conjunto e cumprindo uma função de "belvedere".*2 - "Tomás Maira Bessone distinguiu-se como um dos negosciantes mais proeminentes, e mais ricos da praça de Lisboa da segunda metade de oitocentos, traçando um percurso ascensional que, (...) culminaria na atribuição de um título nobiliárquico: em 1870, Bessone tornou-se visconde do seu próprio apelido por decreto assinado por D. Luís I. (...) A decisão de adquirir uma nova casa de morada familiar surgiu exactamente no momento em que Tomás Maria Bessone tomou individualmento posse da gestão dos negócios familiares, coincidência absolutamente sintomática da carga simbólica atribuída a tal empreendimento" Leal, Joana da Cunha, Giuseppe Cinatti (1808-1879): percurso e obra (dissertação de mestrado de mestrado em História da Arte Contemporânea), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1996.