Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca de planta longitudinal, de nave única, fachada principal de frontão triangular e portal entre pilastras coríntias suportando cornija saliente, base de um nicho em arco abatido, concheado.
Igreja de planta longitudinal, composta de nave única e capela-mor, rectangulares, torre sineira, quadrangular, e sacristia, rectangular, adossados, respectivamente, à esquerda e à direita. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas com telhados de duas e uma água, tendo a nave, ao centro, uma clarabóia. Alçados percorridos por cornija saliente, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos e rematados por cruz sobre acrotério, ao centro. Fachada principal rematada por frontão triangular, com óculo octogonal no tímpano. Portal de verga recta, moldurado, enquadrado por pilastras coríntias que suportam cornija saliente que é base de um nicho em arco abatido, concheado, ladeado por dois óculos octogonais. O nicho, desnudo, definido por pilastras jónicas com aletas de dupla espiral, interrompe a cornija que acentua o contorno do seu arco. Torre sineira de acesso exterior, com pilastras nos cunhais e três registos marcados por cornijas, com janela quadrangular, no primeiro, porta sobre mísula de dupla espiral na fachada posterior, e relógio emoldurado, no intermédio e quatro sineiras de arco de volta perfeita no último, encimado por balaustrada com pináculos nos cunhais, e rematado por coruchéu piramidal sobrepujado por cruz. Fachada S. rasgada na nave por dois janelões rectangulares, parcialmente encobertos pela sacristia, a qual possui também idênticas aberturas, e janelão rectangular e fresta na capela-mor. Fachada N. com janelão rectangular e fresta na capela-mor, porta de verga recta na nave e escada de acesso à torre sineira. Portal do adro *1 de três espaldares, o central, estreito, rematado por cornija sobrepujada por cruz sobre acrotério, com nicho central, no terço superior, em arco de volta perfeita, concheado, emoldurado por motivo vegetalista, sendo os laterais semelhantes mas mais largos, enquadrados por pilastras sobrepujadas por pináculos, com nicho central de idêntico formato mas de maiores dimensões.
Materiais
Paramentos rebocados e pintados com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, cobertura da sineira em cantaria, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, cruz em ferro, portal do adro em aparelho irregular e cantaria, adro lajeado e calcetado, capela em aparelho irregular e com paramentos rebocados e pintados, de vãos e cunhais em cantaria.
Observações
*1 - Este portal é popularmente designado por "Fojos"; *2 - Não é descrito o interior da igreja dado que não foi permitido o seu acesso; *3 - A actual imagem é uma réplica dado que o original foi roubado.