Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Valença

Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Valença

O ponto de interesse Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Valença encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Valença no municipio de Valença e no distrito de Viana do Castelo.

Monumento comemorativo da participação portuguesa da I Guerra Mundial, construído na década de trinta do século 20, constituindo um dos poucos dessa época com figura humana e, sobretudo, com a representação da deusa da Vitória. Apresenta soco de planta quadrangular, coluna de fuste liso e capitel decorado com escudos, ábaco torreado, encimado por plinto suportando a figura de Nikê, a deusa alada da Vitória, segurando coroa de louros. Concilia elementos revivalistas neoclássicos de influência pré-classica, nomeadamente no tipo de coluna, respetivo soco e da figura de Nikê, ainda que a sua veste, de caneluras direitas, e as asas apresentem influências Art Deco. O brasão das armas portuguesas no capitel surge ladeado com estrela e quartos de lua e o ábaco forma muralha ritmada por torres.

Soco de planta quadrada, composto por três degraus escalonados, o inferior mais baixo e o intermédio bastante alto, ambos terminados em plano inclinado e de ângulos chanfrados, tendo este último afixado na face frontal e no terço inferior placa metálica inscrita; o terceiro degrau apresenta arestas vivas. Coluna de fuste liso, com capitel decorado com quatro brasões, de escudo nacional, com elementos alusivos à Liga dos Combatentes: na face frontal, possui as armas nacionais, com os cinco escudetes sobrepostos pelos bosantes em cruz, enquadradas, inferiormente, por duas estrelas de cinco pontas, e, superiormente, por dois quartos de lua; na posterior, tem uma cruz pátea com círculo central; e nas laterais, semelhantes, uma coroa de louros com laçaria. Sobre o capitel assenta moldura convexa e o ábaco, de perfil quadrangular rematado por merlões, tendo nos ângulos torres mais altas, sustentando plinto paralelepipédico, alto, seccionado. Coroa o monumento a figura de Nikê, a deusa alada da Vitória, de vestes compridas amplas, apertado na cintura, com caneluras direitas, erguendo os braços sobre a cabeça, segurando uma coroa de louros, que se encosta às asas, estendidas pelas costas.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; placa de bronze.

Observações

*1 - Em 1933, o grupo cénico valenciano faz uma récita no Teatro Valenciano para angariação de fundos para levantamento de um monumento em homenagem aos mortos na Grande Guerra, que se pretendia erguer no cemitério de Valença. No dia 2 de novembro, a delegação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra inaugura uma vedação no talhão privativo que possui no cemitério. A 9 de abril de 1934, descerra-se uma placa, em bronze, no monumento da Liga dos Combatentes da Grande Guerra no talhão do cemitério. *2 - O monumento erguia-se num canteiro relvado, vedado por gradeamento de ferro, junto ao qual se dispunha uma lápide, em forma de escudo, recortado, com inscrição, já muito delida, alusiva ao 8 Grupo de Metralhadoras Mortos na Grande Guerra 1914 - 1918, tendo no canto superior esquerdo, escudo nacional estilizado sobre esfera armilar. Esta lápide aguarda recolocação.