Arquitectura civil cultural, oitocentista. Coreto constituído por base, de granito de planta octogonal, com paramentos de alvenaria rebocada e pintada, de cunhais, embasamento e remate em friso e cornija, de cantaria, tendo adossada à fachada principal escada, e colunas de ferro fundido, sobre pilares de granito octogonais, sustentando a cobertura, em cúpula facetada rematada por acrotério esférico. A base é rasgada em panos alternados por porta e óculos recortados e apresenta guarda de gradeamento de ferro.
Planta centralizada, octogonal, de volume simples, constituído pela base e cobertura metálica, também octogonal. Base em granito, assente em soleira de pedra de cantaria, com paramentos rebocados e pintados de branco, com cunhais apilastrados nos vértices, percorridos por embasamento e terminada em friso e cornija de cantaria; é rasgada, lateralmente, por porta de verga recta e por três pequenos óculos recortados. A fachada principal, voltada a NO., articula uma escadaria, adossada à fachada, de oito degraus com guarda em ferro forjado. Sobre o plinto da base corre gradeamento em ferro forjado, onde se insere a entrada, cerrada por portão de ferro forjado; nos ângulos do polígono, erguem-se oito colunas, de fuste canelado, em ferro fundido, sobre pilares de granito octogonais, marcando a base e capitel, as quais suportam uma armação em ferro, onde assenta a cobertura; esta é em cúpula, facetada, rematada no vértice por acrotério esférico. Os pilares de ferro são unidos superiormente por falso lambrequim de ferro, mais largo nos ângulos, decorado com formas serpenteadas. Pavimento em mosaico cerâmico.
Materiais
Estrutura em granito; colunas em ferro fundido; armação que suporta o telhado, em ferro; gradeamento e guarda das escadas em ferro forjado; porta metálica; cobertura em folha de zinco; pavimento em mosaico cerâmico.
Observações