Casa unifamiliar construída na segunda metade do séc. 18, conforme inscrição em cartela sobre a pilastra lateral, em linguagem tardo-barroca, constituindo a casa do centro histórico de maior interesse arquitetónico. Possui lote quadrangular e planta em L invertido, criando pequeno pátio descoberto frontal, fechado por alto muro, tendo apenas uma fachada virada à rua, correspondente a um lote estreito, ficando a restante oculta pelo muro do pátio. As fachadas são rebocadas e pintadas, de dois pisos separados por friso, rasgando-se na principal dois vãos sobrepostos, de verga abatida, terminada em cornija com o mesmo perfil, criando pingentes laterais e tendo fecho decorado com elementos concheados e fitomórficos. O muro do pátio, em cantaria, é dinamizado pela planta convexa do portal e da balaustrada que o remata, contrastando com a estrutura da frontaria, mais rígida ainda que a gramática decorativa de ambos seja semelhante, mas mais rica no portal. Ao contrário do que é costume, a decoração dos fechos dos vãos é maior no piso térreo do que no superior.
Planta em L invertido, criando pequeno pátio descoberto frontal, fechado por alto muro de cantaria adossado à fachada principal. Volume único com cobertura em telhados de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, percorridas por embasamento de cantaria e terminadas em friso e cornija. Fachada principal virada a nascente, de dois pisos separados por friso, rasgada regularmente por vãos sobrepostos, de verga abatida; no primeiro piso, porta com moldura terminada em pequena cornija sobreposta a meio por elemento fitomórfico e formando pingentes laterais, e janela de peitoril, com moldura igual, mas formando falsos brincos retos e tendo falso avental de várias molduras curvas. No segundo piso rasgam-se duas janelas de sacada, com moldura igual às dos vãos inferiores, mas com o fecho ornado por voluta e flor-de-liz estilizada, e tendo guarda em gradeamento de ferro. Sobre a pilastra esquerda, existe cartela em losango com a data de 1770 inscrita. À fachada adossa-se, do lado esquerdo, alto muro de cantaria, terminado em balaustrada de cantaria, na zona central formando barriga e com acrotérios almofadados, tendo sobre o balaústre central elemento fitomórfico. Ao centro abre-se portal de planta convexa, com vão de verga levemente abatida, envolvida por molduras, num jogo rítmico, uma delas côncava, encimada por cornija abatida, sobreposta por cartela recortada com elementos fitomórficos e concheados, ao centro, e enrolamentos vegetalistas e pingentes, laterais. Lateralmente, o muro apresenta as faces com amplas almofadas molduradas. Ladeando a moldura do portal, surgem, de cada lado, argolas de ferro. Fachadas viradas ao pátio de dois pisos. INTERIOR: piso térreo com paredes rebocadas e pintadas, pavimento cerâmico e teto de estuque.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; soco, pilastras, frisos, cornijas, bacia das sacadas, molduras dos vãos e muro do pátio em cantaria de granito; caixilharia de madeira pintada; vidros simples e martelados; algerozes metálicos; guarda em ferro; cobertura de telha.
Observações