Grupo de quatro Passos da Via Sacra construídos na segunda metade do séc. 18, com linguagem tardo-barroca, em substituição dos antigos Passos, em madeira. Apresentam estrutura semelhante, tipo oratórios, com planta retangular e face frontal de cunhais apilastrados, dinamizada pelo remate em empena de lances, com friso e cornija de perfil convexo, molduras recortadas e avental sob o nicho, igualmente recortado e de formas convexas. A Capela, onde terminava o percurso, apresenta planta retangular simples, interiormente iluminada axial e lateralmente e com teto de madeira em masseira. Apesar da simplicidade, apresenta a fachada principal mais dinamizada pelo remate, em empena contracurva, pela estrutura do portal, abatido com fresta de arejamento, encimado por frontão interrompido por óculo, e pelos próprios perfis curvos das frestas. No interior, o retábulo-mor, em talha policroma, ainda que sendo de feitura novecentista, reaproveita alguns elementos de talha antigos, e integra grupo escultórico setecentista com a representação da Descida da Cruz. Destaque ainda para a pia de água-benta polilobada, interligando como que duas taças.
Grupo de quatro PASSOS DA VIA SACRA, de estrutura idêntica, tipo oratório, implantados ao longo de um percurso que vai da Igreja da Misericórdia até à Capela do Senhor do Encontro ou de São Sebastião, apresentando características muito semelhantes. Os oratórios são construídos em cantaria de granito rebocada, com soco, remate em friso e cornija moldurada nas fachadas laterais e cobertura em telhado de duas águas. A face frontal apresenta pilastras toscanas nos cunhais, encimadas por bolas facetadas assentes em plintos paralelepipédicos, e termina em empena de lanços coroada por cruz ou pináculo sobre plinto. Ao centro, abre-se nicho retangular, com moldura em cantaria de granito, ligeiramente recortada, formando brincos, com chave saliente e terminando em pequena cornija, tendo sobre o fecho elemento concheado; os nichos têm peitoril saliente, assentam em frontal contracurvado e são fechados por janelas de madeira envidraçadas, de duas folhas. Na Páscoa colocam-se no seu interior, rebocado e pintado, imagens evocativas da Paixão de Cristo. A última estação situa-se na Capela do Senhor do Encontro, simbolizando o encontro com Nossa Senhora e o ponto de retorno da Procissão dos Passos. A CAPELA tem planta retangular, de massa simples e cobertura em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. As fachadas são rebocadas e caiadas, terminadas em friso e cornija, com pilastras nos cunhais, sobrepostas por pináculos adelgaçados sobre plintos paralelepipédicos, e cruz latina de cantaria sobre acrotério nas empenas. A fachada principal surge virada a poente, terminada em empena contracurva, de friso e cornija, rasgada por portal de arco abatido, de moldura recortada lateralmente, encimada por fresta de arejamento, e frontão interrompido, sobre espaldar recortado e decorado a almofadas relevadas, por óculo quadrilobado, moldurado a cantaria; ladeando o portal, abrem-se frestas molduradas, de topos curvos. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por frestas molduradas, igualmente de topos curvos, superiormente rematada por pequena cornija, sendo a esquerda sobreposta por estrutura de ferro sustentando sino. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, iluminado axialmente pelo óculo e frestas e lateralmente pelas duas outras frestas. Tem coro-alto de madeira envernizada, sobre duas pequenas mísulas, com escada de acesso, também em madeira, disposta no lado do Evangelho, protegida por estrutura de madeira e assente sobre três degraus de cantaria; a guarda é em balaustrada plana de madeira. No sub-coro, ladeando o portal à direita, surge pia de água-benta, trilobada. Pavimento em soalho e teto de madeira, em masseira, sobre cornija de cantaria. Sobre o supedâneo de cantaria, com três degraus centrais, dispõe-se o retábulo-mor, em talha policroma, de corpo reto e um eixo, definido, exteriormente por duas colunas torsas de capitel coríntio e, interiormente, por duas falsas pilastras, assentes em plintos, prolongados no ático em duas arquivoltas, com fecho saliente; sobre estas, o ático é rematado por elementos de talha reaproveitados, recortados lateralmente e tendo ao centro espaldar com querubins, acantos e cruz de Malta. Ao centro, abre-se nicho de perfil curvo, moldurado e envidraçado, interiormente albergando imaginária. Sob este, possui representação escultórica da Descida da Cruz inserido em maquineta envidraçada e ladeada de friso de acantos. Altar paralelepipédico forrado a tecidos, com marcação de sebastos.
Materiais
Estrutura em cantaria, com paramentos rebocados e pintados; molduras dos vãos, pilastras, frisos, pináculos, cruzes e outros elementos em cantaria de granito; retábulo em talha policroma; portas, caixilharia e guarda do coro-alto em madeira pintada; coro-alto e escada de acesso em madeira envernizada; vidros simples e espelhados; grades de ferro; pavimento de madeira e lajes de granito; cobertura em telha.
Observações