Grupo de duas casas unifamiliares, de lote estreito, adossadas em eixo e com fachadas principais, de dois pisos, viradas para duas ruas do centro histórico, atualmente interligadas interiormente, e que deverão ter substituído outras construções mais antigas. A casa com fachada a nascente é nitidamente mais antiga, possivelmente do séc. 17 / 18, e apresenta um tratamento mais erudito, de características maneiristas; é enriquecida pelo jogo rítmico da abertura dos vãos, três no primeiro piso, com porta central, e dois centrais no segundo, com sacada comum. A janela de peitoril do primeiro piso deverá ter substituído uma janela jacente igual à existente no lado esquerdo do portal. A casa com fachada virada a poente apresenta um esquema mais simples, sendo rasgada apenas por dois vãos em cada um dos pisos e deverá ser posterior, provavelmente já do séc. 19. Apesar das diferentes épocas construtivas, ambas as casas possuem janelas de sacada comum no segundo piso.
Planta retangular, composto por dois corpos correspondentes a duas casas de lote estreito adossadas pela fachada posterior, apresentando, consequentemente, duas fachadas viradas à rua. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco. A virada a nascente apresenta soco de cantaria, pilastras toscanas nos cunhais e pisos separados por friso de cantaria, terminando em friso, sobreposto nos cunhais por gárgulas de canhão caneladas e bastante avançadas, e cornija. No primeiro piso rasga-se portal central, de verga reta, entre duas janelas, a do lado esquerdo jacente e disposta superiormente, e a do lado oposto de peitoril, ambas com molduradas terminadas em pequena cornija; no segundo piso rasgam-se duas janelas de sacada comum, assentes em quatro mísulas volutadas e com guarda em ferro, de motivos estilizados, encimadas por friso e cornija. A fachada virada a poente, terminada em cornija em papo de rola, é rasgada, no primeiro piso, por porta e janela de peitoril, retilíneos, e, no segundo por duas janelas de sacada comum, de molduras simples e guarda em ferro de motivos lanceolados.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada de branco; pilastras, molduras dos vãos, gárgulas, sacada e modilhões, pavimento interior e outros elementos em cantaria de granito; guardas em ferro e algerozes metálicos; cimento nas juntas; portas e caixilharia em madeira; guarda vento em vidro; cobertura em telha.
Observações