Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa do Eirado

Casa do Eirado

O ponto de interesse Casa do Eirado encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Valença no municipio de Valença e no distrito de Viana do Castelo.

Casa de construção Quatrocentista, no denominado estilo manuelino, implantada de gaveto e com planta retangular e lote largo, tendo inscrição alusiva ao seu construtor e data de construção na fachada principal. Apresenta as fachadas de um ou dois pisos, em cantaria aparente, rasgadas por vãos retilíneos com molduras chanfradas ou decoradas por vários elementos vegetalistas e toro, por vezes formando arco canopial, com decoração manuelina ainda de carácter incipiente. Recebeu algumas reformas posteriores conforme denotam os vãos de moldura simples. O pano estreito da fachada principal deverá datar do séc. 17 / 18, sendo o remate daquela fachada, em platibanda de merlões decorativos e urnas nos cunhais, certamente posterior. As águas-furtadas sobre a cobertura provavelmente datarão do séc. 19 / 20. O esquema de fenestração da fachada lateral esquerda é diferente, uma vez que possuía no primeiro piso apenas portas, a central mais decorada, e no segundo, janelas de peitoril.

Planta retangular irregular, de massa horizontalista, com cobertura em telhado de quatro águas integrando em plano descentrado água-furtada em L, com telhado de telha preta. As fachadas são em cantaria aparente, na fachada principal e lateral esquerda de aparelho regular, e na lateral direita irregular, com as juntas tomadas de cimento, de um ou dois pisos, rasgados por vãos retilíneos com caixilharia de guilhotina. Fachada principal virada a nascente, de dois panos de cronologia díspar, o da esquerda maior e mais antigo, terminada em cornija reta, encimada por platibanda plena de cantaria, com merlões decorativos de remate recortado, e tendo nos cunhais urnas adelgaçadas, assentes em plintos paralelepipédicos. O pano esquerdo, de um piso, é rasgado, ao centro, por portal longilíneo, de verga reta, com moldura possuindo chanfro e superiormente decorado por pequenas volutas formando motivo trilobado, contendo porta de duas folhas ornadas com almofadas recortadas intercaladas por florões e possuindo bandeira envidraçada protegido por grade com motivos radiais; é ladeado por duas janelas de peitoril, a do lado esquerdo simples e a do lado direito de verga reta envolvida por moldura curva, assente em falsas mísulas e formando arco canopial com capitel fitomórfico; sob o peitoril da última janela e preso a este por laçaria, surge filactera com a inscrição "JOSEE ALVAREZ ME FEZ 1448", encimado por rosto antropomórfico, de perfil e com barba. O pano da direita apresenta dois pisos rasgados por vãos sobrepostos: um portal de verga reta sobre pés-direitos e janela de peitoril de moldura simples. A água furtada sobre o corpo mais largo, apresenta-se revestida a chapa ondulada, pintada de branco, com cunhais, moldura das duas janelas de peitoril e friso superior pintado de preto, este encimado por beiral. Fachada lateral direita de dois pisos, terminada em cornija e beirada, rasgada no primeiro piso por três portas de verga reta, as laterais com chanfro e a central integrando nas molduras colunelo, com bases e capitéis decorados, de diferentes motivos, prolongados superiormente num toro encimado por dois X relevados e tendo inferiormente um outro elemento já incompleto, estando atualmente parcialmente fechada por laje de cantaria e transformada em janela de peitoril. No segundo piso rasgam-se quatro janelas de peitoril, a do extremo direito de moldura simples, a seguinte com moldura chanfrada, tal como a seguinte, mas a qual tem a verga esculpida ao centro com flor-de-liz e a do extremo esquerdo com moldura em toro. Fachada lateral direita de dois pisos e dois panos, o da esquerda mais avançado, rasgado no primeiro por janela retangular jacente, gradeada, e no segundo por duas janelas de peitoril de moldura simples, e o mais recuado, rebocado e pintado de branco, com porta de verga reta no primeiro e o segundo precedido por escada de pedra e guarda de ferro, rasgado por portal de verga reta e janela de peitoril, com portadas de madeira.

Materiais

Estrutura de cantaria aparente ou em alvenaria de pedra aparente ou, no pano da fachada lateral direita, rebocada e pintada; elementos estruturais em cantaria de granito; caixilharia e portas de madeira; vidros simples; grades de ferro; águas-furtadas revestidas a chapa; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Observações