Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo Ildefonso

Capela de Santo Ildefonso

O ponto de interesse Capela de Santo Ildefonso encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Raiva no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Arquitetura religiosa, setecentista e do séc. 20. Capela de espaço único, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e óculo circular. Fachadas rematadas em frisos de betão. Interior com coro-alto, acedido por escadas exteriores. Possui retábulo de madeira, em forma de armário, setecentista.

Planta retangular simples, de espaço único e cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas em frisos de betão. Fachada principal virada a NO., rematada em empena, com cruz latina sobre plinto paralelepipédico no vértice, rasgada por portal de verga reta e moldura simples em cantaria, encimado por óculo circular, com caixilharia metálica, pintada de preto. Fachada lateral esquerda com duas janelas retilíneas e porta de verga reta, de acesso ao coro-alto, através de escadas em cantaria. Fachada lateral direita com duas janelas retilíneas e de molduras simples, em cantaria. Fachada posterior em empena, rasgada por óculo circular com moldura em cantaria e protegido por grades metálicas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo coro-alto. Na parede testeira, sobre apoio de madeira, um oratório do mesmo material, de um eixo flanqueado por pilastras toscanas, assentes em plintos paralelepipédicos e rematado em cornija; na predela, a representação dos Mártires de Marrocos. As portas abrem, tendo o interior acharoado, com as portas ornadas por albarradas e o fundo definido por cinco nichos de volta perfeita, um central e os laterais sobrepostos, ornados por folhagem. Ao centro, sacrário de talha dourada, em forma de caixa, ornado por concheados e acantos, com cálice e hóstia na porta, rematando em cornija, lambrequins e urnas nos ângulos.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cobertura em vigas de betão, com forro exterior em telha cerâmica; porta do templo, bancos, e oratório de madeira; janelas com caixilharias metálicas; óculo com grades metálicas.

Observações