Arquitetura religiosa, oitocentista. Nicho votivo composto por estrutura maciça em alvenaria, com cobertura em canhão, rasgada por vão de volta perfeita, com moldura em cantaria, contendo o oratório da Senhora.
Nicho votivo em alvenaria, rebocada a cimento e pintada de branco, composta por dois corpos, o das Alminhas propriamente ditas e um anexo situado no lado direito. O primeiro é composto por soco e estrutura maciça, com cobertura em canhão, rasgado por nicho de volta perfeita e moldura de cantaria aparente, com o fundo revisto a azulejo monocromo branco e onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Dores, protegida por grade metálica. Na base, recetáculo metálico destinado às esmolas. No lado direito, corpo paralelepipédico com cobertura plana, rasgado por porta de verga reta, protegida por uma folha metálica, onde se lê a data perfurada "1983".
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; moldura em cantaria; fundo revestido a azulejo industrial; grade metálica; porta do anexo em chapa metálica.
Observações