Portal de Cidadania

Capela da Quinta de Vegide

Capela da Quinta de Vegide

O ponto de interesse Capela da Quinta de Vegide encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Sobrado e Bairros no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Capela maneirista de planta centralizada. Parece situar-se na transição das capelas circulares renascentistas para as capelas hexagonais e octogonais barrocas. Retábulo de talha dourada do séc. 18.

Planta quadrangular composta por volume simples com cobertura bolbosa em telhado de quatro águas. Fachada principal com portal central rectangular com empena e triplo remate piramidal e edícula superior, na correspondência do portal. Remate superior por pináculo cónico com grimpa de ferro. Corpo uniforme e depurado, incluindo lateralmente vão rectangular e pequeno postigo chanfrado. Interior com cúpula semi-esférica e fragmentos de retábulo de talha.

Materiais

Observações