Arquitetura religiosa, setecentista. Capela de romaria, de planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia e torre sineira adossadas ao lado direito, com coberturas interiores diferenciadas de masseira na nave e em falsa abóbada de berço abatido na capela-mor, uniformemente iluminada por janelas rasgadas nas fachadas laterais do corpo da capela-mor. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em três eixos, o central composto por portal de verga reta e janelão, sendo os laterais compostos por postigos de molduras recortadas. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, e rematadas por cornijas. A torre sineira, novecentista, evolui em três registos e possui cobertura em coruchéu piramidal, sendo rasgada por ventanas de volta perfeita; tem acesso por escadas na face posterior. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, e arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas. Sobre supedâneo de degraus centrais, o retábulo de talha pintada, do estilo barroco nacional.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira, adossadas ao lado direito, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, sendo, na torre sineira, em coruchéu piramidal, rebocado e pintado de branco, emoldurado e rematado por pináculo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por duplo soco, o inferior pintado de cinza e o superior em cantaria de granito, flanqueadas por cunhais apilastrados firmados por pináculos piramidais com bola, sobre duas ordens de plintos paralelepipédicos, e rematadas em cornijas; as empenas rematam em cruzes latinas sobre plintos de perfil côncavos. Fachada principal virada a SE., rematada em empena, rasgada por portal de verga reta e moldura simples, ladeado por dois postigos com traçado em linhas curvas e recortadas, encimado por nicho, em arco de volta perfeita e cobertura em abóbada, encimado por janelão retilíneo e de moldura simples. No lado direito, a torre sineira de três registos, o inferior definido por frisos e cornijas e o superior por friso, este rasgado por quatro ventanas de volta perfeita; a estrutura remata em frisos, cornijas e pináculos semelhantes aos do templo nos ângulos. Na face frontal, possui mostrador do relógio, ladeado por pilastras e rematado em cornija e pináculo piramidal com bola. Tem acesso por porta de verga reta e escadas de cantaria na fachada posterior. As fachadas laterais são semelhantes, rasgadas por janelas semelhantes aos postigos da principal, no corpo da capela-mor; a lateral direita possui anexo adossado, em empena, com porta de verga reta e moldura simples na face principal e fresta em capialço na face posterior. Fachada posterior rematada em empena cega. INTERIOR com as paredes da nave rebocadas e pintadas de branco, com teto de madeira em masseira, pintado de azul e assente em frisos dos mesmos material e tonalidade, e reforçado por tirante metálico; pavimentos em soalho. A janela do coro possui sanefa de talha pintada de branco e dourado, formando friso, cornija e lambrequins recortados. Coro-alto de madeira pintada de azul, assente em duas consolas, de perfil convexo e guarda em falsos balaústres, tendo acesso por porta de verga reta e emoldura saliente no lado da Epístola. No lado do Evangelho, vestígios do antigo púlpito, em cantaria de granito, com bacia quadrangular, assente em mísula vazada ao centro. Confrontantes, duas capelas retabulares laterais, dedicadas a São Domingos (Evangelho) e a Nossa Senhora das Amoras (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas. Capela-mor com as paredes percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido, pintada de azule e preto, a formar três apainelados axiais, reforçada por tirante metálica. Sobre supedâneo de três degraus centrais, com o maciço almofadado e ornado por losango, a mesa de altar, de talha pintada de branco e dourado, com plataforma e tampo liso, este ornado por acantos, sustentado por duas colunas torsas, ornadas por pâmpanos; abaixo do supedâneo, o ambão, de talha pintada de branco e dourado, formando apainelados de acantos. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, marmoreados fingidos, de planta reta e eixo central côncavo, formando três eixos definidos por quatro colunas torsas e ornada por pâmpanos e aves, e por duas pilastras com os fustes ornados por acantos, todos assentes em plintos paralelepipédicos, ornados por acantos, aves e anjos atlantes; as pilastras e colunas centrais prolongam-se em três arquivoltas, duas torsas, unidas por aduelas, formando o ático, completado por painéis de acantos. Ao centro, nicho com moldura dourada e rendilhada, com o fundo pintado a imitar brocados, onde surge mísula com imaginária. Os eixos laterais possuem painéis de volta perfeita e moldura rendilhada, contendo painéis pintados a representar São José e São Joaquim. O corpo está flanqueado por dois apainelados ornados por acantos enrolados. Altar paralelepipédico, encimado painel de acantos e querubim, encimado por sacrário flanqueado por colunas torsas e rematado em cornija e lambrequins.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; socos, degraus, supedâneo, cunhais, pináculos, frisos, modinaturas, bacia do púlpito e mísulas do coro-alto em cantaria de granito; portas, caixilharias, pavimentos, guarda do coro-alto, molbiliário de madeira; retábulos, mesa de altar e ambão em talha pintada; silhares de azulejo na capela-mor; cobertura em telha cerâmica do tipo Marselha.
Observações
*1 - tradicionalmente, todos os anos eram escolhidos os mordomos da Irmandade da capela em número de três, um por cada uma das freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso as quais estavam obrigadas a orná-la por costume; tinha duas festas, uma a 8 de setembro e outra a 3 de Maio, a Festa das Cruzes.