Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Folgoso

Capela de Folgoso

O ponto de interesse Capela de Folgoso encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Raiva no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Arquitetura religiosa, do séc. 20. Capela de espaço único e cobertura homogénea em masseira, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Tem anexos e campanário adossados recentemente. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e óculo circular. Fachadas rematadas em frisos de betão, a lateral direita com porta travessa de verga reta. Campanário de remate angular com ventana de volta perfeita e acesso posterior, que liga ao coro-alto. Interior com coro-alto, dois espaços de assistência laterais e mesa de altar. Possui retábulo de talha dourada, do estilo barroco nacional.

Planta retangular composta por nave, tendo anexos adossados às fachadas laterais e campanário no lado direito, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza, e remates em frisos pintados de cinza e pequena aba de betão. As empenas da nave estão encimadas por cruzes latinas sobre plintos. Fachada principal virada a NE., rematada em empena, rasgada por portal de verga reta e moldura simples em cantaria, encimado por nicho angular, com a imagem do orago, e por óculo circular. No lado direito, o campanário rematado em ângulo, tendo ventana de volta perfeita, encimada pelo mostrador do relógio, embutido e com dupla face, circular; tem acesso por escadas de cantaria com patamar protegido por guardas metálicas, pintadas de verde, onde surge sineta. Fachada lateral esquerda com janela retilínea. Fachada lateral direita com porta de verga reta, de acesso ao coro-alto, janela e porta travessa retilínea; o anexo possui duas janelas e porta retilínea, tendo, na face posterior, duas frestas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambril saliente, tendo teto de madeira em masseira, pintado de azul, e pavimento em tijoleira. Coro-alto de betão. Sobre supedâneo de três degraus facetados, a mesa de altar, de talha pintada de dourado, composta por base e tampo plano, assente em duas colunas de fustes torsos e percorridos por espira fitomórfica. Está ladeado por atris e tocheiro. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de marmoreados fingidos, vermelhos, e dourada, de planta reta e um eixo definido por duas colunas torsas, percorridas por pâmpanos, assentes em plintos, que se encontram encimadas por friso, cornija e arquivolta ornada por acantos e fecho saliente. Ao centro, nicho de volta perfeita, com o fundo pintado com motivos fitomórficos, que centram resplendor dourado, tendo, na base, apainelado de volta perfeita e molduras múltiplas, douradas, ladeado por quatro colunas torsas, semelhantes às anteriores, com intercolúnio dourado e decorado por acantos, que centram o sacrário, em forma de caixa, decorado por elementos eucarísticos (cálice, hóstia, seara e vinha), encimado por cruz. O intradorso do arco está ornado por caixotões. Altar paralelepipédico com o frontal apainelado e decorado por motivos fitomórficos pintados. Está ladeado por dois nichos de volta perfeita com molduras de folhagem. Confrontantes, dois vãos retilíneos de acesso a dois espaços de assistência ao culto. No lado do Evangelho, órgão elétrico.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cobertura em vigas de betão, com forro interior de madeira e exterior em telha cerâmica; porta do templo, bancos, atril e mobiliário de madeira; janelas com caixilharias metálicas e vidro martelado; pavimento em tijoleira; retábulo e mesa de altar de talha.

Observações