Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta retangular, composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas à fachada lateral esquerda, tendo coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira, iluminada unilateralmente por janelas em capialço rasgadas na fachada lateral direita. Fachada principal em empena com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga reta e janelão retilíneo. Fachadas com cunhais em cantaria, firmadas por pináculos fusiformes, a lateral esquerda rasgada por porta travessa em arco de volta perfeita. Torre sineira de dois registos, com acesso por porta na face posterior, com quatro ventanas de volta perfeita e cobertura em coruchéu piramidal. Interior com coro-alto, batistério e púlpito no lado do Evangelho, tendo capelas laterais, de talha neoclássica e maneirista. Arco triunfal de volta perfeita, assente em colunas toscanas, surgindo, sobre supedâneo de degraus centrais, o retábulo-mor de talha neoclássica.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, e dois corpos retangulares de sacristia e anexos adossados do lado N., onde surge, também uma torre sineira, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma água nos corpos laterais e de duas águas no templo, sendo em coruchéu piramidal de cantaria na torre sineira. Sobre as coberturas, são visíveis as empenas, sendo bastante mais alta que a cobertura a do arco triunfal, com cruz latina no vértice. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, formadas por pináculos fusiformes, e rematadas em cornija. Fachada principal virada a O., rematada em empena com cruz latina sobre plinto galbado no vértice. É rasgada por portal de verga reta, tendo as ombreiras de arestas chanfrados e a verga decorada com almofada ornada por pequenos semicírculos e a data "1845"; está encimada por janela retilínea de verga reta e remate em friso, com a moldura a prolongar-se inferiormente formando falsos brincos. No lado esquerdo, a torre sineira, percorrida por duplo soco saliente, e dividida em dois registos separados por frisos e cornijas, o inferior cego e o superior com quatro ventanas em arcos de volta perfeita, sendo coroado por friso, cornija e pináculos fusiformes nos ângulos. Fachada lateral esquerda rasgada, no corpo da nave, por portal em arco de volta perfeita de arestas biseladas, com a moldura formada pelas aduelas. No corpo da torre sineira, escadas de cantaria, de acesso ao interior. Os corpos adossados têm, nas faces O., aproveitando as saliências, portas de verga reta com moldura simples em cantaria; na face N., pequena fresta jacente. Fachada lateral direita rasgada, no corpo da nave, por duas janelas retilíneas em capialço e com molduras de cantaria, surgindo uma terceira, semelhante, no copo da capela-mor. Fachada posterior em empena cega, com cruz latina no vértice. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada de azul, com painel central, representando o orago, estando assente em frisos e cornijas de madeira pintada de castanho e reforçada por tirantes do mesmo material; tem pavimento em soalho encerado. Coro-alto de madeira, assente em seis mísulas de cantaria e com guarda vazada simples, tendo acesso por porta de verga reta no lado do Evangelho, a partir da torre sineira. A ladear o portal axial, pia de água-benta, ornada com caneluras e de bordo boleado. As paredes possuem oito registos de azulejo quadrangulares, em bicromia azul e branco, representando os Passos da Via Sacra. No lado do Evangelho e na base da torre sineira, o batistério, com acesso por vão em arco de volta perfeita. A ladear a porta travessa, com perfil retilíneo interno, surge pia de água-benta bojuda e de bordo boleado. Confrontantes, duas capelas retangulares, a do lado da Epístola, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, sobre plinto paralelepipédico. Capela-mor elevada por um degrau, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada de azul e com painel pintado, com pavimento em lajeado de granito. Sobre supedâneo de três degraus centrais, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, azul e dourado, de planta reta e três eixos, definidos por duas colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, assentes sobre duas ordens de plintos paralelepipédicos, os inferiores com as faces ornadas por folhagem, encimados por friso, cornija e urnas. Ao centro, tribuna em arco de volta perfeita, contendo trono de três degraus. Nos eixos laterais, nicho em arco abatido, contendo imaginário e rematado por frisos e cornijas, encimado por apainelado semicircular, formando o remate, interrompido por um espaldar recortado central, rematado por cornija e ornado por resplendor. Sob os nichos laterais, as portas de acesso à tribuna. Sobre o altar, sacrário em forma de templete e com remate em cúpula estriado, tendo a porta ornada por elementos eucarísticos. No lado do Evangelho, porta de acesso à sacristia, possuindo espaldar com reservatório de volta perfeita, com bica em mascarão, que verte para taça canelada e de bordo decorado por anel boleado.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, cruzes, cornijas, cunhais, pavimento da capela-mor, pias de água-benta, lavabo em cantaria de granito; tetos, retábulos, pavimento da nave, coro-alto, portas, caixilharias de madeira; cobertura em telha cerâmica do tipo marselha.
Observações