Câmara municipal e cadeia muito simples, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, com a primeira a funcionar no superior a a cadeia no inferior. É rasgada por vãos rectilíneos com molduras de cantaria, sendo as janelas do piso térreo gradeadas e a janelas de guilhotina no superior. Possui portal de verga recta, com moldura encimada por cornija e balcão de acesso ao segundo piso, por dois lanços de escadas opostos. Dois dos vãos do segundo piso encontram-se entaipados.
Planta rectangular simples, com estrutura em alvenaria de granito, cunhais apilastrados, evoluindo em dois pisos, de disposição horizontalista e cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas em friso e cornija. Fachada principal, virada a SE., rasgada por porta de verga recta com cornija e ladeado por duas janelas, de verga recta, guilhotina, com acesso por balcão acedido por dois lanços opostos de escadas com guarda em ferro, sendo o balcão protegido por guarda em cantaria com mastro de bandeira. A porta é encimada, ao nível da cobertura, por acrotério com o brasão da Casa de Bragança. Fachada lateral esquerda, rasgada por vão de verga recta, possuindo ao nível do piso térreo, uma porta ladeada por quatro janelas gradeadas, superiormente, é rasgada por cinco vãos, o central entaipado e as restantes janelas de verga recta, de guilhotina. Fachada lateral direita, rasgada por duas portas de verga recta e molduras simples, no piso superior, cinco janelas de guilhotina e modinaturas simples semelhantes às das outras fachadas. Fachada posterior rasgada por duas janelas gradeadas, na piso térreo, e duas de guilhotina no piso superior, a do lado direita encontra-se entaipada e fora do alinhamento relativamente à do piso térreo. No interior, ao nível do piso térreo, divisão através de corredor central e duas divisões laterais, estrutura granítica com zonas preenchidas com estruturas em madeira de obra moderna.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; embasamento, modinaturas, cunhais, brasão e escadas em cantaria de granito; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; portas de madeira; coberturas em telha.
Observações