Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Martinho

Igreja de São Martinho

O ponto de interesse Igreja de São Martinho encontra-se localizado na freguesia de São Martinho de Sardoura no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Arquitetura religiosa, do séc. 20. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor e anexos adossados, com torre sineira no lado direito, com coberturas interiores em masseira e gamela, iluminada uniformemente por janelas rasgadas no topo do templo. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em três eixos, por portais protegidos por pala, encimados por dois amplos janelões, divididos em vários lumes. No lado direito, a torre sineira com acesso frontal e várias ventanas retilíneas. Interior com capela lateral do Santíssimo, tendo, fronteiro, amplo batistério. Capela-mor com simples mesa de altar.

Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexos adossados às fachadas laterais e campanário no lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de múltiplas águas. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorrida por socos em cantaria e rematadas em frisos de betão. Fachada principal virada a O., rematada em empena com cruz latina metálica no vértice, rasgada por três portais de jambas em cunha e molduras comuns, protegidos por pala em betão, formando pequeno alpendre aberto; estão encimados por dois janelões retilíneos, divididos em vários lumes por frisos verticais e horizontais em betão aparente. Recuados, os corpos dos anexos, de dois pisos e rematados a meia-empena, com vãos retilíneos. No lado direito, a torre sineira, rematando em quilha, rasgada por várias ventanas retilíneas e acesso por porta de verga reta frontal. Fachadas laterais de três panos, o extremo esquerdo correspondente à capela-mor, sendo os seguintes escalonados, permitindo rasgar, no corpo da nave, quatro janelas retilíneas e de molduras comuns. Cada pano possui dois registos de janelas, o inferior formando uma linha comum. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambris de pastilha, encimados por frisos de madeira, tendo, na nave, cobertura de masseira; pavimentos em tijoleira. No lado do Evangelho, um amplo vão retilíneo dá acesso à Capela lateral do Santíssimo, revestida a azulejo em monocromia, branco, com friso em bicromia, a azul e branco, tento teto em gamela. Possui altar paralelepipédico e, no lado do Evangelho, estrutura de madeira encerada, onde se inscreve o sacrário, em metal, com a porta ornada pelas iniciais "XP"; tem porta de acesso ao anexo. Junto ao vão, órgão elétrico. No lado oposto, um vão semelhante, protegido por grade metálica, pintada de negro, dá acesso ao batistério, revestido a azulejo em bicromia, a azul e branco, figurativo, representando um amplo Batismo de Cristo. Ao centro, a pia batismal, composta por coluna cilíndrica e taça hemisférica. Arco triunfal retilíneo e moldura recortada, ladeado por dois altares paralelepipédicos, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e Nossa Senhora de Fátima (Epístola). A capela-mor está revestida a placas de mármore e madeira, tendo, sobre cinco degraus, a mesa de altar e o ambão. Na parede testeira, nicho com a imagem do Crucificado.

Materiais

Estrutura em alvenaria, e vigas de betão, rebocada e pintada; mesa de altar e pia batismal em cantaria; capela-mor revestida a mármore; mobiliário e portas de madeira; coberturas exteriores em telha; pavimento em tijoleira; azulejo pintado; lambris em pastilha.

Observações

EM ESTUDO.