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Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria de Sardoura no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Arquitetura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia no lado esquerdo, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço, iluminada uniformemente por janelas em capialço nas fachadas laterais da nave, sendo unilateral na capela-mor. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal e janela. Fachadas com cunhais apilastrados, firmados por pináculos, e rematadas em cornijas, as laterais com portas travessas de verga reta. Possui campanário de três ventanas, com acesso por escadas na face posterior. Interior com coro-alto, acedido pelo exterior, batistério na base do campanário e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos dispostos em ângulo, de talha oitocentista. Capela-mor com supedâneo de cantaria e retábulo-mor de talha dourada rococó.

Planta retangular composta por nave, capela-mor e anexo no lado esquerdo, de volumes articulados e escalonado, com coberturas diferenciadas em telhados de uma (sacristia) e duas águas, surgindo, no ângulo SO., campanário de planta trapezoidal, coberta com telhado de três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa cinza, flanqueadas por cunhais apilastrados, truncados, a meio, por friso de cantaria e firmados por pináculos piramidais com bola, assentes em plintos paralelepipédicos, e rematadas em cornijas. As empenas têm, nos vértices, cruzes latinas do tipo florenciado, assentes em plintos galbados. Fachada principal virada a NO., com portal de verga reta e moldura simples, encimado por frontão trapezoidal e por janela em arco de volta perfeita, sobrepujada por vieira. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta e moldura simples e janela retilínea, em capialço, no corpo da nave; tem adossado o anexo, rasgado por duas portas retilíneas, a do lado esquerdo com bandeira, surgindo cinco vãos de tamanhos e disposição irregulares, todos com molduras de cantaria. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga reta, tendo moldura simples e bandeira e janela retilínea em capialço, surgindo mais duas no corpo da capela-mor; no extremo direito da nave, óculo circular, com a moldura interior lobulada. No extremo esquerdo da nave, o campanário, facetado, assente em maciço de alvenaria rebocado e pintado, marcado por friso de cantaria, que cria dois registos, com acesso por escadas posteriores; no topo, surgem três ventanas, sendo a central em arco de volta perfeita com fecho salientes e as laterais em forma angular, todas com molduras em cantaria, truncadas por anel do mesmo material. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão 2x2, em bicromia, a azul e branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço, em caixotões com molduras salientes e assentes em cornijas marmoreadas, reforçadas por tirantes, os da nave de madeira e o da capela-mor metálico; pavimentos em soalho. Coro-alto de madeira, assente em seis mísulas em cantaria de granito, tendo guarda de madeira torneada, com acesso por porta de verga reta, no lado da Epístola, a partir das escadas do campanário. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira e vidro, ladeado por pia de água benta, embutida no muro, em cantaria, estriada e de bordo boleado, surgindo mais duas semelhantes nas portas travessas. No subcoro, no lado do Evangelho, confessionário de madeira, surgindo, no lado oposto, na base do campanário, nicho com acesso por arco de volta perfeita e protegido por portas de madeira e vidro, formando o batistério. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, assente em bacia de mármore com pequena mísula, tendo guarda de talha pintada, de marmoreados fingidos, criando, em cada face, falsos balaústres pintados; tem acesso por porta de verga reta e moldura simples, protegido por baldaquino de talha pintada de branco, azul e dourado, formando friso, cornija, acantos e remate por enrolamentos e acantos vazados. Confrontantes, duas capelas laterais inseridas no muro, envolvidas por arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas de fustes almofadados, sobre plintos paralelepipédicos, também almofadados, tudo em cantaria, contendo estruturas em talha; a do lado do Evangelho é dedicada a Nossa Senhora de Fátima e a oposta ao Senhor Crucificado. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, pintado com marmoreados fingidos e tendo, no intradorso, cartela com inscrição bíblica; está encimado por sanefão de talha pintada de branco, azul e dourado, formando friso e elementos recortados e vazados com acantos e cartela central, tendo falsos lambrequins fitomórficos. Enconta-se ladeado por capelas colaterais retabulares dispostas em ângulo, dedicadas a Nossa Senhora da Assunção (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com supedâneo de três degraus em cantaria, onde se ergue o altar-mor, com tampo plano e duas colunas. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha dourada e com as colunas de marmoreados fingidos, de planta reta e um eixo definido por quatro colunas isentas e pilastras ornadas por acantos e enrolamentos, as primeiras assentes em consolas e encimadas por entablamento e fragmentos de frontão. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo e moldura saliente, encimado por glória de querubins e resplendor, contendo trono expositivo, profusamente ornado por concheados. A estrutura remata em elemento de talha, ornado por acantos e concheados e anjos de vulto. Altar paralelepipédico encimado por sacrário em forma de templete com quarteirões nos ângulos e remate em concheados. No lado do Evangelho, a porta de verga reta de acesso à sacristia, com moldura pintada com elementos fitomórficos.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, cunhais, pilastras, arcos, frisos, cornijas, pináculos, degraus, pias de água benta em cantaria de granito; silhares de azulejo industrial; pavimentos, portas, coberturas, caixilhos, guarda do coro-alto de madeira; grades de ferro; retábulos, púlpito e sanefões de talha pintada e dourada; cobertura exterior em telha cerâmica, do tipo marselha.

Observações