Portal de Cidadania

Capela de Santo Isidro

Capela de Santo Isidro

O ponto de interesse Capela de Santo Isidro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Raiva no municipio de Castelo de Paiva e no distrito de Aveiro.

Arquitetura religiosa, do séc. 20. Capela composta por templo de planta centralizada, com acesso por nártex, tendo campanário isolado. Possui simples mesa de altar.

Planta composta por dois corpos, o corresponde ao templo, de forma circular e com corpo adossado, também curvilíneo, com coberturas diferenciadas em terraço, a do templo bastante inclinada. Estrutura em betão aparente, rasgada pontualmente por vão retilíneos, possuindo porta de acesso ao corredor e a um nártex que permite o acesso ao templo. No lado esquerdo, campanário com sineira vazada no topo, onde se integram seis sinos. O nártex encontra-se pavimentado a calçada e tem teto em laje de betão. O templo propriamente dito tem as paredes em betão à vista, com teto em vigamento metálico e guarda-pó em madeira, com pavimento em soalho. No lado do Evangelho, um altar com espaldar de madeira, dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Sobre supedâneo de três degraus em madeira, a mesa de altar, um ambão, atril e as cadeiras dos celebrantes, tudo em madeira e sendo o conjunto iluminado por luz zenital.

Materiais

Estrutura em betão aparente; cobertura em vigamento metálico; guarda-pó e pavimento do templo em soalho; pavimento do nártex em calçada.

Observações

EM ESTUDO