Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se localizado na freguesia de Lama de Arcos no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, quinhentista, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais estreita, interiormente com iluminação bilateral e tecto de madeira. Fachada principal terminada em empena truncada por dupla sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa manuelina com arco canopial e a oposta com janela rectangular na capela-mor. Fachada posterior cega e terminada em empena.

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, sensivelmente mais estreita e da mesma altura, tendo adossada à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia, na continuidade da capela-mor. Fachadas em cantaria aparente e terminadas em cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a O., cega e terminada em empena truncada por dupla sineira, com vãos em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sinos, e rematada em cornija recta coroada por cruz latina de braços quadrangulares entre pináculos piramidais com bola. Fachada lateral direita com a nave rasgada, no início, por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, sobre os pés direitos, com chanfro, e amplo vão longilíneo e rectilíneo com vitrais; na capela-mor abre-se janela rectangular de capialço gradeada. Fachada lateral esquerda rasgada por vão longilíneo e rectilíneo com vitrais e por porta travessa de verga recta decorada por arco canopial e jambas com chanfro; a sacristia termina em meia empena e é cega. Fachada posterior com a capela-mor cega e terminada em empena, coroada por dois pináculos fusiformes sobre acrotério e cruz latina de braços trevados, e a sacristia rasgada por porta de verga recta com inscrição muito delida. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, lambril de madeira, pavimento cerâmico e tecto de masseira com o travejamento à vista, sobre friso do mesmo material. Junto à parede fundeira dispõe-se pia baptismal de taça cilíndrica, exteriormente decorada por bosantes e sulcos côncavos. Junto à porta travessa do lado do Evangelho, existe pia de água benta decorada com nervuras alternadamente côncavas e convexas e torçal no topo. Arco triunfal de volta perfeita com chave relevada, sobre pilastras, ladeado por dois retábulos de talha policroma a bege e dourados, de planta recta e um eixo. Na capela-mor, sobre supedâneo, surge o retábulo-mor de talha policroma e dourada, de planta recta e três eixos. Sacristia com lavabo de espaldar rectangular, disposto na vertical, terminado em cornija, e vão quadrangular de antigo armário embutido.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; lambril de madeira envernizada; vitrais; grades em ferro; pavimento cerâmico; tecto de madeira; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO