Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Conceição encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias das Eiras no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, manuelina. Capela quinhentista de planta quadrada de volume simples, fachadas em cantaria, com cunhais contrafortados, rematadas por cornija moldurada, tendo a principal um arco quebrado com moldura em toro, entaipado, com porta rectangular inscrita, e nas laterais frestas centrais. No interior, os alçados são marcados por arcos moldurados, de volta perfeita, apoiados em mísulas angulares ornamentadas com mascarões, conservando na parede testeira pinturas murais formando tríptico com três painéis de pintura figurativa.

Planta quadrada de volume simples com cobertura em telhado de 4 àguas. Fachadas de alvenaria em granito aparente de remate em cornija moldurada, com cunhais, coroados por pináculos de remate moldurado sobre acrotério, cingidos por contrafortes escalonados em silhares de granito, estando os frontais dispostos lateralmente e os posteriores em ângulo. Fachada principal virada a NO., em silhares de granito aparente, com porta rectangular rostica inscrita em vão entaipado de arco quebrado com moldura em toro. Sobre a cornija uma singela sineira em ferro coroada por cruz apontada e, ao centro, pequeno acrotério. Nas fachadas laterais rasgam-se frestas centrais, em plano elevado, sendo a do lado E. de vão rectangular em rampa e a do lado oposto moldurada e de remate em arco canopial. INTERIOR de espaço onico, pavimento lajeado e paredes brancas, rebocadas, com embasamento pintado a cinza. Os quatro alçados são marcados por amplos arcos moldurados de volta perfeita apoiados em mísulas angulares ornamentadas com mascarões, a partir das quais têm origem arranques de arcos idÉnticos, interrompidos e coroados por urnas esguias, gomadas, pintadas de branco e azul *1. No alçado onde se rasga a porta de acesso recorta-se o contorno moldurado de um arco quebrado apoiado em impostas molduradas e ornamentadas com rosetas exibindo restos de pintura vermelha e ombreiras de moldura em toro. À parede testeira adossa-se altar de pedra, moldurado, sobre supedâneo granítico; superiormente, enquadrado pelo arco, pinturas murais policromas, a ocre, castanho, verde e amarelo, organizadas em 3 painéis delimitados por faixa ocre. No central representa-se uma imagem da Virgem enquadrada por 6 anjinhos de corpo inteiro, segurando uma coroa os dois situados no plano mais elevado. No registo superior deste painel, Deus Pai entre nuvens e cabeças de anjos alados. Ladeando o painel central, os outros dois paineis, de menor dimensão, retratam São Gonçalo sobre paisagem com rio e ponte em segundo plano, do lado esquerdo, e uma figura em ambiente interior com mitra e segurando báculo do lado direito.

Materiais

Estrutura, pavimento, mesa do altar, de granito; pinturas murais; tecto de madeira; cobertura exterior de telha.

Observações

*1 - O fundador da Quinta, que está na origem da designação actual, foi Francisco de Morais Madureira Lobo Liz e Prado, governador da praça de Chaves.