Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Donas-Botto

Solar dos Donas-Botto

O ponto de interesse Solar dos Donas-Botto encontra-se localizado na freguesia de Muxagata no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura residencial, barroca. Solar de planta irregular, evoluindo em dois pisos, com a fachada principal alvo de um tratamento mais cuidado, rematada em friso, cornija e beirada simples, alteada no pano correspondente à capela, para incluir a pedra de armas da família. Sob esta, o portal principal, em arco abatido, emoldurado, com remate curvo e ornamentado por volutas e enrolamentos. Encontra-se ladeado por muro e dois portões de acesso à propriedade, eminentemente agrícola.

Edifício com planta irregular, em forma de L, integrando a O. capela de planta longitudinal e corpo único. Conjunto de massa simples, de desenvolvimento horizontal, evoluindo em dois pisos, com coberturas diferenciadas, em telhados de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por falso embasamento, destacado a preto, e rematadas em friso, cornija e beirada simples, excepto no remate E. da fachada principal, correspondente a um acrescento do século vinte. Fachada principal, orientada a N., composta por três panos, o primeiro a O. corresponde à capela, que é antecedida por plataforma de quatro degraus ascendentes, enquadrada por pilastras toscanas, rasgada por portal de verga recta, com moldura recortada, ornamentada por volutas e friso com enrolamentos, sobrepujada por imponente pedra de armas dos Sousas de Arronches, Botos e Donas, terminando em remate curvo. Pano central, de dois registos, rasgados por vãos terminados em arco abatido, apresentando no primeiro registo, duas portas simétricas, janela protegida por grades em papo de rola, pequena fresta de arejamento, também protegida por grades de ferro e porta relativamente mais estreita, antecedida por lanço de escadas em forma de leque, adaptada ao declive do terreno; segundo registo rasgado por quatro janelas de sacada ao centro, com sacadas de cantaria, protegidas por guarda de ferro forjado, vazada, e duas janelas simples nos extremos. O pano lateral E., de construção posterior, de dois registos, apresenta janela no primeiro e porta no segundo, sendo este ligeiramente recuado, dando lugar a um pequeno terraço sem protecção. A Fachada lateral esquerda, virada a O., encontra-se parcialmente absorvida no desnível da cota do solo, apresentado apenas um registo, rasgado por quatro vãos de janela. No extremo esquerdo denuncia um acrescento posterior. As Fachadas E. e posterior, encontram-se ocultadas pelo muro de vedação da cerca.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito; modinaturas, cunhais, cornijas, friso, pedra de armas e escadas em cantaria de granito; caixilharias, portas, coberturas e pavimentos de madeira; janelas com vidro simples; grades de protecção em ferro forjado; cobertura exterior com telha.

Observações

EM ESTUDO.