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Igreja de São Martinho

Igreja de São Martinho

O ponto de interesse Igreja de São Martinho encontra-se localizado na freguesia de Seixas no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita, tendo sacristia e anexo adossados à fachada lateral esquerda, com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira, iluminada por janelas rectangulares em capialço, nas fachadas laterais. A fachada principal em empena truncada por dupla sineira de volta perfeita, rematada em cornija, pináculos e cruz, rasgada por vãos em eixo, composto por portal em arco abatido, rematado por cornija e por janela com o mesmo perfil. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, firmadas por pináculos, rematadas por friso e cornija, as laterais rasgadas por portas travessas em arco abatido, sobrepujado por cornija. Interior com coro-alto, tendo pia baptismal e confessionário no sub-coro, púlpito quadrangular e acesso por porta em arco abatido, no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, flanqueado por retábulos colaterais de talha dourada, do estilo barroco nacional. Capela-mor marcada por supedâneo de degraus centrais, tendo retábulo-mor de talha dourada e policroma, de estilo barroco.

Planta longitudinal composta de nave única, capela-mor mais estreita, sacristia e anexo adossados à fachada lateral esquerda, de massas horizontalizantes, com volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas nas nave e capela-mor, mais baixa, e de uma água na sacristia e no anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cimento, pintado de cinza, circunscritas por cunhais apilastrados com as juntas pintadas de branco e firmados por pináculos, na forma de fogaréus na nave e piramidais na capela-mor, rematadas por friso e cornija na igreja e em cornija na sacristia e no anexo. Fachada principal voltada a O., em empena truncada por dupla sineira em arcos de volta perfeita, assentes em impostas salientes, rematadas por cornija, encimada por pináculos nos ângulos e coroada por cruz latina sobre plinto; é rasgada por portal em arco abatido, com moldura simples e rematada por cornija curva, friso côncavo, que integra um medalhão com a data "1793", gravada e envolta por vieiras, e segunda cornija contracurvada; é encimado por janela em arco abatido com moldura inferior recortada e remate em cornija volutada. A fachada lateral esquerda, virada a N., é rasgada por porta travessa em arco abatido e remate em cornija e por janela rectilínea em capialço e moldura simples, tendo adossado, entre a porta e a fresta, o anexo, rasgado por janela jacente emoldurada e por porta de verga recta com moldura de cantaria, na face E.; ao corpo da capela-mor, adossa-se a sacristia, com janela jacente emoldurada e, na face O., porta de verga recta e moldura simples, com acesso por dois degraus. A fachada lateral direita, virada a S., é rasgada, no corpo da nave, por porta em arco abatido, com moldura de cantaria e remate em cornija, e por janela rectangular emoldurada e em capialço, surgindo, no corpo da capela-mor, janela idêntica à anterior. Fachada posterior cega, em empena com cruz latina de hastes apontadas sobre plinto no vértice, sendo visível o remate em empena do corpo da nave, coroada por cruz latina de hastes florenciadas sobre plinto. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejo de padrão monocromo, azul sobre fundo branco, formando silhar, com coberturas em falsa abóbada de berço de madeira, assentes em friso e cornija, com tirantes de metal e apresentando pintura decorativa, formando sucessivas modinaturas de cor castanha, rosa e branca, tendo pequenos apontamentos de grinaldas, festões e volutas; ao centro, medalhão com as armas de D. Maria I e a inscrição "In hoc signo vincis", surgindo, nos ângulos, quatro medalhões com as figuras dos Evangelistas, acompanhados dos respectivos atributos e inscrição identificativa; pavimento em lajeado de granito. Coro-alto em betão com guarda balaustrada de madeira, assente sobre coluna fuselada do lado da Epístola e sobre mísula no lado oposto, com acesso por escadas de pedra com guardas de ferro, paralelas à parede do lado da Epístola; deste partem escadas de madeira, de acesso à sineira, a partir de uma abertura rasgada na cobertura. No sub-coro, surge, no lado do Evangelho, pia baptismal em cantaria, com taça hemisférica; no lado oposto, confessionário de madeira e pia de água benta com pingente inferior boleado. A nave é rasgada por duas portas travessas, ladeadas por pias de água benta. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular em cantaria, assente em consola, com guarda plena do mesmo material, decorada, em cada face, por motivo floral relevado, com acesso por porta em arco abatido, moldura de cantaria interrompida por florão, encimada por baldaquino também em pedra, encimado por acanto e apresentando lambrequins. A ladear o púlpito, surge uma porta em arco abatido e cornija saliente, que dá acesso ao anexo, no interior do qual surgem as escadas de acesso ao mesmo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras e ladeado por dois retábulos idênticos de talha dourada e policroma, assentes sobre um degrau de cantaria, dedicados a Nossa Senhora da Saúde (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Elevada por um degrau, a capela-mor, com paredes, pavimento e cobertura semelhantes ao da nave, esta com um medalhão com a representação São Martinho, segurando uma cabaça. Sobre supedâneo de granito com dois degraus centrais, o retábulo-mor de talha dourada e policroma, com marmoreados fingidos azuis e vermelhos, de planta recta e três eixos, divididos por seis colunas torsas, decoradas com pâmpanos e pássaros, assentes em duas ordens de consolas, e por quatro pilastras toscanas, de fustes almofadados, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, com as faces ornadas por acantos; ao centro, enorme tribuna de volta perfeita, com o fundo pintado de vermelho e decorado com motivo floral padronizado, onde se integra o trono de três degraus, com profusa decoração de querubins e, sob o qual, surge o sacrário decorado por acantos, querubins, anjos e "putti", surgindo, na porta, Cristo Redentor; nos eixos laterais, painéis rectilíneos pintados com apontamentos fitomórficos e inscrevendo mísulas com imaginária. O ático acompanha a curvatura da cobertura, tendo a zona central projectada por baldaquino com sanefa e remate em elemento de talha, de perfil contracurvado e ornado por volutas concheadas, tendo, sobre os eixos laterais, cornijas e elementos concheados; altar paralelepipédico com frontão decorado por elementos concheados e acantos. Sacristia com pavimento em lajeado de granito e cobertura de madeira, destacando-se o lavabo de granito, com taça e com o espaldar decorado com vieira, tendo, sob esta, uma torneira metálica enquadrada por carranca. Superiormente, o espaldar é rematado por cornija de meia-cana, definida pelo contorno de duas volutas afrontadas, encimadas por exuberante acanto ao centro.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas, pináculos, cruzes das empenas, modinaturas, sineira, lajeado no pavimento, escadas de acesso e suportes do coro-alto, pia baptismal, pias de água benta, púlpito, arco triunfal, nichos e lavabo da sacristia em cantaria de granito; portas, coberturas interiores (pintadas), cornijas internas, retábulos (em talha), imaginária, confessionário móvel, guardas do coro-alto e tampa da pia baptismal em madeira; coro-alto em betão; grades das janelas, tirantes da cobertura da nave e guardas das escadas do coro-alto em ferro; janelas com vidro simples, a da sacristia com caixilharia de alumínio; silhares de azulejo industrial; embasamento e empenas em cimento; coberturas exteriores em telha de aba e canudo.

Observações

*1 - a missa realiza-se na Igreja Matriz e a festa fora da povoação, junto à Capela de São Martinho (v. PT010914150109); actualmente, já não se realiza a procissão, que antigamente ia da igreja à capela. *2 - a Aldeia do Casal já não existe, o mesmo acontecendo com a Capela de Santa Marinha. *3 - os retábulos colaterais foram desmontados para se proceder à colocação dos azulejos.