Portal de Cidadania

Edifício na Rua do Lumiar, n.º 45 a 49

Edifício na Rua do Lumiar, n.º 45 a 49

O ponto de interesse Edifício na Rua do Lumiar, n.º 45 a 49 encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar setecentista, de planta recta e evoluindo em dois pisos, com fachada principal flanqueada por cunhais de cantaria e rematada em cornija, rasgada por vãos rectilíneos, com molduras de cantaria, onde se destacam três portas, duas janelas de peitoril e, ao centro do piso superior, uma janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda vazada em metal. Na fachada principal possui registo azulejar rococó.

Planta longitudinal simples e regular, de volumetria paralelepipédica, com edifício a evoluir em dois pisos, com disposição horizontal e cobertura homogénea em telhado de duas águas, surgindo, na fachada posterior, pequeno logradouro. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, rasgadas por vãos de verga recta, com molduras simples em cantaria de calcário. Fachada principal, virada a NE., flanqueada por cunhais de canaria e rematada em cornija e beirada simples, sendo rasgada, no piso inferior, por três portas, protegidas, cada uma delas, por uma folha de alumínio e vidro simples; entre as do lado direito, surge uma vitrine pintada de verde. No piso superior, janela de sacada, com bacia e cantaria e guarda vazada, em ferro forjado, com decoração geométrica e volutada, para onde abre o vão, protegido por duas folhas de madeira e vidro simples; encontra-se flanqueada por duas janelas de peitoril com caixilharias de correr, em alumínio. No lado direito da sacada, surge um registo de azulejo figurativo, de monocromia, azul sobre fundo branco, representando uma Nossa Senhora da Conceição, rodeada pro glória de anjos; a cena está envolvida por moldura assimétrica policroma (manganês, ocres e verdes), desenvolve-se em elementos arquitectónicos, como frisos e cornijas, onde surgem largos enrolamentos, concheados e elementos fitomórficos. Fachadas laterais adossadas. Fachada posterior rematada em beirada simples rasgada, superiormente, por duas janelas de peito rectilíneas, e com porta de verga recta no piso inferior, a abrir para o logradouro. INTERIOR possui, no piso térreo, um estabelecimento comercial com duas dependências, com tectos planos decorados a estuque, formando elementos florais.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada; modinaturas, cunhais, cornija em cantaria de calcário; portas de madeira e alumínio; caixilharias de alumínio; vãos com vidro simples; guarda da sacada em ferro fundido; registo de azulejo tradicional; estuque decorativo; cobertura exterior com telha.

Observações