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Igreja Paroquial de São Lourenço

Igreja Paroquial de São Lourenço

O ponto de interesse Igreja Paroquial de São Lourenço encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, gótica e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por 2 entidades espaciais distintas, a nave e capela-mor, ambas de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço. A nave única apresenta muros laterais animados por altares de ambos os lados e púlpito.do lado da Epístola. Presença de coro-alto com guarda em balaustrada de madeira. Capela-mor sobrelevada, com acesso por meio de escada de lanços rectos, com muros laterais rasgados por 2 níveis de janelas de peito e muro de topo animado por retábulo em talha dourada de estilo nacional. Sacristia contígua à nave e com acesso pelo lado do Evangelho, colateral a tribuna. Além de um riquíssimo espólio interior pautado por grande diversidade em termos cronológicos, de materiais e técnicas usadas bem como das soluções ornamentais e plásticas que os mesmos exibem - altar em talha dourada no estilo nacional, pintura decorativa, pintura sobre tela ou azulejo (de figura avulsa de Delft, do século 17, de tapete policromo do mesmo período e ainda recortados do final do 18 ao gosto rococó, entre outros) - acresce agora o património recentemente posto a descoberto na sequência de campanhas arqueológicas, como 2 capelas góticas contíguas ao lado da Epístola da igreja

Planta rectangular composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor) aos quais se adossam corpos laterais, volumetria paralelepipédica e cobertura em terraço. Alçado principal a O., em reboco pintado, composto por 3 panos separados por pilastras e cunhais de cantaria, dos quais se demarca o do extremo N., correspondente ao corpo da igreja: com soco em cantaria é rasgado, a eixo, por portal de verga recta (com emolduramento simples de cantaria) sobrepujado por frontão triangular, janela iluminante com malheiro de ferro e óculo ao nível do remate do corpo, definido por ática triangular acentuada pela presença de cornija. Esta apresenta-se articulada com pano de muro superiormente rematado por volutas dispostas em simetria a partir da cruz ao centro. No corpo intermédio reconhece-se pano sobrepujado por dupla ventana sineira. Alçado lateral a SO., animado pela abertura de janelas de peito com emolduramento simples de cantaria segundo alinhamento irregular e a definir 3 registos horizontais, que se articulam, ao nível do piso térreo com porta lateral de acesso à igreja e com arco ogival adossado ao pano de muro e a inscrever uma das janelas. INTERIOR: de nave única com cobertura em abóbada de berço separada por cornija e animada por pintura sobre tela inscrita em caixotões, a representar os apóstolos *2. Muros laterais revestidos com silhar de azulejos policromos recortados alusivos a passos da vida de São Lourenço, reconhecendo-se, do lado da Epístola, acesso lateral ladeado por 2 capelas góticas *3, bem como púlpito de guarda circular. Do lado do Evangelho observa-se tribuna em arco de volta perfeita em cantaria delimitada por gradeamento metálico com muros interiores animados por azulejo de tapete policromo. Precede a capela-mor presbitério separado por teia de madeira e animado nos extremos por 2 altares laterais inscritos em arcos de volta perfeita. Coro-alto adossado à face interna da fachada com guarda em balaustrada de madeira contracurvada. A capela-mor, de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço, está separada da nave por arco triunfal de volta perfeita em cantaria sobrepujado pela pedra de armas dos Ponte de Lima *4. Sobrelevada e com acesso por escadaria central delimitada por teia em madeira, exibe muro laterais rasgados por 4 janelas e integralmente revestidos com painéis azulejares azuis e amarelos de carácter ornamental e no muro de topo, retábulo-mor de estilo nacional, com camarim a albergar trono. Altar-mor com decoração pintada a simular embutidos de mármore. Acede-se à sacristia, do lado do Evangelho, pela nave. Nesta observam-se muros com silhar de azulejos monócromos de figura avulsa.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos

Observações

*1- Classificação do Conjunto constituído pelo Palácio da Rosa (v. IPA.00014192) e Igreja de São Lourenço (incluindo toda a área de jardins). *2- de momento não se encontram no local. *3 - entretanto postas a descoberto e anteriormente correspondentes à antiga habitação do pároco e a sala de apoio à igreja. *4 - cuja leitura heráldica é a seguinte: escudo partido de 2 traços : 1, de Limas ; 2, cortado de Britos sobre Sotomaiores ; e 3, cortado de Nogueiras sobre Vasconcelos ; sobre o todo, escudete esquartelado : I e IV de Silvas ; II e III de Meneses (antigos).