Arquitectura infraestrutural, barroca. Chafariz urbano, adossado a muro, no topo de uma praça, com algum efeito cenográfico, integrado no plano de abastecimento de água à cidade de Lisboa, a partir das Águas Livres, constituindo um dos ramais que parte desse canal. Segue a tipologia de chafariz de espaldar, com um forte carácter cénico barroco, disposto em dois níveis, ligados por escadas laterais, cada um deles com espaldar individualizado, tripartido, o inferior mais simples, dividido por pilastras toscanas e com duas ilhargas, onde surgem duas bicas que vertem para tanque rectangular, com os ângulos côncavos, destinado aos animais. O superior apresenta-se simples, com um único pano, bastante largo e flanqueado por pilastras toscanas com fustes almofadados e aletas, com o espaldar rematado por friso e cornija, interrompidos ao centro por frontão triangular, tudo rematado por urnas; o espaldar apresenta tabela recortada, com lacrimais na base, onde surgem duas bicas, que vertem para tanques individuais, semicirculares, de perfis galbados e bordos boleados, contendo réguas de ferro para apoio do vasilhame. O chafariz segue, assim, o esquema mardeliano com dois níveis de saída de água, o elevado para a população, com tanques individualizados, e o inferior para os animais, semelhante ao Chafariz da Esperança (v. PT031106370029), apesar de se apresentar menos exuberante.
Chafariz de planta trapezoidal, em cantaria de calcário lioz, desenvolvendo-se em dois níveis, com escadas laterais de acesso. O nível inferior é composto por um espaldar poligonal, com a face frontal plana, dividida em três panos, o central de menores dimensões, divididos por pequenos plintos paralelepipédicos, rematado por platibanda plena almofadada, tripartida por acrotérios, na forma de pilastras toscanas de fustes almofadados, tendo duas ilhargas laterais com pano único semelhante ao central, rematando em friso e cornija. Em cada um dos panos exteriores, surge uma bica projectada, em forma de campânula, e ornada por acantos, com cano de bronze, que jorra para tanque rectangular, com os ângulos exteriores côncavos, de bordo saliente e chapeado a ferro. Às ilhargas, adossam-se as escadas de acesso ao segundo nível, em cantaria e guarda plena, do mesmo material. A zona superior é composta por espaldar rectilíneo, assente em embasamento saliente, formando pequeno talude, flanqueado por pilastras toscanas de fustes almofadados, que sustentam urnas *2, e ladeadas por aletas; o conjunto remata em friso e cornija, interrompido na zona central por frontão triangular, sobrepujado por urna sobre plinto volutado, sustentado por falsas mísulas laterais, formando almofadas emolduradas, tendo, no centro, tabela recortada, ornada por botão e lacrimais; nos ângulos inferiores do espaldar, surgem dois botões. As duas bicas implantam-se sobre o embasamento, sendo em forma de campânula, decoradas por acantos, que vertem para dois tanques semicirculares, de perfil galbado e bordo boleado, chapeado a ferro; possui réguas para sustentação do vasilhame. No lado direito da estrutura, adossada ao muro, fica a caixa de água, de planta quadrangular, com estrutura em cantaria e cobertura em três águas do mesmo material, flanqueada por pilastras toscanas e rasgada por porta de verga recta, emoldurada e encimada por bandeira, actualmente entaipada, tendo o vão protegido por porta metálica pintada de verde.
Materiais
Estrutura em cantaria de calcário lioz; canos em bronze; chapas e réguas em ferro; porta de acesso à caixa de água em metal.
Observações
*1 - Por decreto do Ministério da Cultura (dec. nº 5/2002 de 19 de Fevereiro) foi alterado o Decreto de 16 de Junho de 1910, publicado em 23 de Junho de 1910 que designava o imóvel como "Aqueduto das Águas Livres, compreendendo a Mãe de Água", passando a ter a seguinte redacção: "Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, nas freguesias de Caneças, Almargem do Bispo, Casal de Cambra, Belas, Agualva-Cacém, Queluz, no concelho de Sintra, São Brás, Mina, Brandoa, Falagueira, Reboleira, Venda Nova, Damaia, Buraca, Carnaxide, Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, São Sebastião da Pedreira, Santo Condestável, Prazeres, Santa Isabel, Lapa, Santos-o-Velho, São Mamede, Mercês, Santa Catarina, Encarnação e Pena, municípios de Odivelas, Sintra, Amadora, Oeiras e Lisboa, distrito de Lisboa". *2 - as urnas projetadas por Carlos Mardel eram de maiores dimensões, com tampa, e encimadas por elemento a imitar repuxo.