Portal de Cidadania

Edifício Pombalino na Rua do Lumiar, n.º 120 a 128

Edifício Pombalino na Rua do Lumiar, n.º 120 a 128

O ponto de interesse Edifício Pombalino na Rua do Lumiar, n.º 120 a 128 encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino, de planta rectangular simples, evoluindo em dois pisos, integrado na malha urbana e abrindo directamente para a via pública, com a fachada principal rematada em friso, cornija e beirada simples, rasgada uniformemente por vãos com molduras de cantaria. No piso inferior, situavam-se as lojas, com vãos de maiores dimensões, e a porta de acesso ao andar nobre, onde surgem janelas de peitoril e de sacada. É um edifício representativo da herança arquitectónica pós-terramoto do núcleo antigo do Lumiar, a par de outros edifícios na Rua do Lumiar, como o Edifício Pombalino na Rua do Lumiar, n.º 24 - 26 (v. PT031106180984), Edifício Pombalino na Rua do Lumiar, n.º 127 (v. PT031106180980) e Palacete Pombalino na Rua do Lumiar e Rua Pena Monteiro, n.º 1 (v. PT031106180985).

Planta rectangular simples e regular, de volumetria paralelepipédica simples com disposição horizontal, de dois pisos, acompanhando o declive do terreno, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rasgados por oito águas-furtadas na fachada principal, com coberturas em telhados de três águas e janelas de verga recta. Fachada principal rebocada e pintada de rosa, percorrida por embasamento em cantaria e rematafa em friso, cornija e beirada dupla. A fachada é rasgada a um ritmo regular, por vãos com molduras de cantaria calcária saliente. No piso térreo, surgem duas portas amplas, de acesso a lojas, em arco abatido, com molduras recortadas, umas delas curvilínea na zona inferior, com fecho saliente e rematadas por friso toreado; rasgam-se, ainda, quatro portas de verga recta e duas janelas de peitoril, protegidas por grades de ferro, pintadas de verde. No piso superior, surgem quatro janelas de peitoril, uma delas em arco abatido e com moldura recortada inferiormente, criando falsos avental e brincos, bem como quatro janelas de sacada, com bacia de cantaria e guardas vazadas em metal, pintadas de verde e ornadas por motivos geométricos. Todas os vãos têm portas e caixilharias de alumínio lacado, de branco e verde, com vidros simples. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR não observado.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada; modinaturas, friso e cornija, bacias das sacadas em cantaria de calcário; cobertura exterior em telha cerâmica; janelas com caixilharias de alumínio lacado e vidro simples; portas de madeira e alumínio lacado; guardas das sacadas em ferro fundido.

Observações