Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela do Senhor dos Aflitos

Capela do Senhor dos Aflitos

O ponto de interesse Capela do Senhor dos Aflitos encontra-se localizado na freguesia de Vila Nova de Foz Côa no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa vernácula. Capela de planta longitudinal simples, interiormente de espaço único, com cobertura em telhado de duas águas e empenas triangulares. Fachadas rebocadas e pintada. Fachada principal enquadrada por cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais, rematada por friso e cornija saliente, rasgada por porta em arco abatido, com moldura simples, encimada por cornija. A ladear a porta, dois óculos em losango. Fachada lateral esquerda rasgada por pequena janela, fachada lateral direita e posterior, cegas. No interior possui retábulo de talha policroma, de planta recta e três registos.

Capela de planta longitudinal, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais posteriores, embasamento e frisos pintados a azul cinza, excepto na fachada principal. Fachada principal virada a E., enquadrada por cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, rematada por friso e cornija saliente, surgindo na pedra de fecho a data de 1898 gravada, terminada em empena coroada no vértice por cruz latina, de braços quadrangulares simples sobre acrotério. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura terminada em pequena cornija, ladeada por dois óculos em losango, moldurados e protegidos por grade; possui porta de duas folhas de ferro. Fachada lateral esquerda, rasgada por pequena janela rectangular e fachadas lateral direita cega. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento e tecto de madeira. À parede testeira, encosta-se o retábulo-mor, em talha policroma, com marmoreados fingidos em tons de azul, com apontamentos dourados, de planta recta, um eixo e três registos, definido por colunelos de fuste liso, que suportam entablamento e cornija; ao centro abre-se nicho em arco de volta perfeita, com fundo pintado de vermelho e pontuado por estrelas douradas, delimitado por bordadura dourada, albergando imagens, registos laterais pintados, com esquema idêntico ao registo central, com mísulas que suportam imaginária; ático composto por espaldar recortado, sendo ladeado por pináculos. Altar tipo urna, com frontal pintado marmoreados fingidos e motivos fitomórficos dourados, ladeado por gavetas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cunhais, friso, cornija e embasamento da fachada principal, pináculos, cruz e molduras dos vãos em cantaria de granito aparente; ; portas de madeira; porta e grades de ferro; pavimento, tecto e retábulo de madeira; cobertura de telha.

Observações