Arquitectura religiosa, maneirista e rococó. Capela de planta longitudinal simples, com nave e capela-mor mais estreita. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta, ladeado por fenestrações. Fachadas com os cunhais marcados por pináculos piramidais com bola, e remates em friso e cornija, a lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta e janela em capialço na capela-mor. Coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido de madeira em caixotões pintados com motivos rococó. Retábulo-mor de talha em branco, formado por nicho central, ladeado por dois de menores dimensões, do estilo nacional.
Planta longitudinal simples, com nave e capela-mor mais estreita, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas e cobertura de telhado homogéneo a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais firmados por pináculos piramidais com bola e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a SO., com portal de verga recta, moldurado, ladeado por duas fenestrações rectangulares gradeadas. Remate em empena alteada relativamente à cornija, truncada por sineira com arco de volta perfeita, encimada por cornija, pináculos piramidais e cruz assente em base. A fachada lateral esquerda, virada a NO., é cega, sendo a lateral direita, virada a SE., rasgada por porta de verga recta moldurada, na nave, e janela em capialço na capela-mor. Fachada posterior cega, com remate em empena, encimada por cruz assente em plinto. INTERIOR rebocado e pintado de branco com pavimento em lajes de granito e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira em caixotões, com cenas mitológicas, profanas e motivos vegetalistas, assente em friso e cornija pintados com motivos concheados; possui tirantes, um de metal e outro de madeira pintada com concheados. No lado da Epístola, a porta travessa é ladeada por pia de água benta hemisférica. Arco triunfal de volta perfeita com pinturas murais, de motivos geométricos e florais. Capela-mor com cobertura semelhante à da nave, com retábulo-mor de talha em branco, de planta recta e três eixos definidos por quatro pilastras e seis colunas torsas com espira fitomórfica; no central, a imagem do orago assente em mísula, encimado por fragmentos de frontão; lateralmente, dois nichos, de menores dimensões e de arco de volta perfeita, assente em pilastras. O remate acompanha a estrutura da cobertura, tendo, ao centro, três arquivoltas lisas, decoradas com querbuins, fragmentos de torsos, concheados e acantos. Na base da tribuna, sacrário embutido, encimado por frontão triangular e ladeado por querubins encarnados. Banco parcialmente pintado com acantos.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito, rebocada; molduras, pináculos, cornija, sineira, pavimentos, nicho e pia de água benta em cantaria de granito; portas, coberturas, retábulo, imaginária em madeira; coberturas exteriores em telha de aba e canudo; grades das janelas e tirante da cobertura em ferro; janelas com vidro simples.
Observações