Arquitectura religiosa, maneirista e neoclássica. Capela de provável fundação seiscentista, de planta longitudinal simples, com fachada principal em empena, rasgada por portal de arco abatido, encimado por óculo. Fachadas com cunhais de cantaria e remates em friso e cornija. Cobertura interior em falsa abóbada de berço abatido de madeira. Retábulo-mor de talha policroma, com nicho central, ladeado por colunas com entase e capitéis coríntios, neoclássica.
Planta longitudinal simples com coincidência entre o exterior e o interior. De massas simples e disposição horizontalista dos volumes, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento, com cunhais em cantaria e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a NE., com portal em arco abatido e pedra de fecho saliente, protegido por grade de ferro pintada de verde, encimado por óculo elíptico e, entre ambos, um painel de azulejos (3x3), alusivo ao terceiro centenário. No cunhal direito, placa identificadora da Rua. Fachadas SE. e posterior adossadas a construções, sendo, a virada a NO. cega. INTERIOR marcado por escadaria, rebocado e pintado de branco, com pavimento em lajes graníticas e rodapé, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira pintada de amarelo e assente em cornija do mesmo material, pintada de castanho; no centro, reserva pintada, representando "São Francisco a receber os estigmas", envolto por moldura vermelha. Retábulo-mor em talha policroma e dourada, de planta recta e um eixo, com nicho curvo, tendo, no fundo, pintura sobre madeira representando as Almas do Purgatório e, em plano superior, as imagens de Nossa Senhora e São João Baptista, que enquadram a imagem de vulto de Cristo pregado na Cruz assente em peanha, formando um Calvário. Lateralizam o nicho central, duas pilastras com mísulas e duas colunas com fuste liso e entase e capitéis coríntios, assentes em mísulas. Sobre o friso e cornija, espaldar recortado, tendo, ao centro, a pomba do Espírito Santo em mandorla e remate em cornija; lateralmente, duas albarradas. Altar em forma de urna com frontal e painel central envolvido por motivos fitomórficos lineares; friso com corretões.
Materiais
Estrutura em granito, rebocada e pintada; cunhais, molduras, frisos, cornijas e pavimento em cantaria de granito; cobertura e retábulo de madeira; portal e guarda do óculo em ferro.
Observações
*1 - Almeida Fernandes remete a sua fundação para o séc. 19, já que nunca a encontrou referida, em notícias de todos os templos de Britiande (p. 158).