Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e rococó. Capela de planta longitudinal simples, com alpendre aberto, nave e capela-mor mais baixa e estreita, com coberturas interiores em falsas abóbadas de berço abatido de madeira em caixotões policromados, a da nave em estilo rococó, iluminada, na fachada lateral direita, por janela em capialço na zona do altar-mor. Fachada principal em empena truncada por sineira e rasgada por portal de arco em volta perfeita, ladeado por fenestrações rectangulares. Fachadas com cunhais simples, firmados por pináculos piramidais e remates em friso e cornija, a lateral direita com porta na nave. Retábulo-mor em talha dourada, com nicho central, ladeado por dois painéis rectangulares, com decoração com aves, folhas, parras, cachos de uvas e acantos, do estilo barroco nacional.
Planta longitudinal simples, com alpendre, nave e capela-mor mais baixa e estreita, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas e coberturas de telhados diferenciados de duas (nave e capela-mor) e três águas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria muito pronunciado, com cunhais de cantaria, firmados, no volume da nave, por pináculos piramidais e remates em amplo friso e cornija. Fachada principal voltada a SO., com alpendre suportado por duas colunas toscanas monolíticas e entase, que sustentam a cobertura de madeira pintada de verde, com três asnas. Portal principal em arco de volta perfeita, assente em pilastras, com pedra de fecho volutada, e ladeado por duas fenestrações rectangulares molduradas. Remate em empena truncada por sineira em arco de volta perfeita com impostas salientes, encimada por friso, cornija e pináculos piramidais. Fachada lateral esquerda virada a NO. cega, tendo, na oposta, virada a SE., em posição central, porta de verga recta e, na capela-mor, janelão rectangular em capialço. Fachada posterior cega, em empena alteada relativamente à cornija. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com os vãos envoltos em silhares aparentes, constituindo moldura, com pavimento em lajes graníticas e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, em caixotões marmoreados, pintados com motivos fitomórficos, assente em friso e cornija com mísulas equidistantes e com tirantes de madeira, todos policromos com elementos vegetalistas e concheados. Arco triunfal de volta perfeita, decorado com pinturas murais de motivos vegetalistas e a capela-mor, a que se tem acesso por um degrau, possui cobertura semelhante à da nave, criando na decoração de cada caixotão um motivo geométrico. No lado do Evangelho, armário de madeira embutido e na Epístola nicho para alfaias. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e três eixos, com nicho central de arco de volta perfeita com fundo mantendo vestígios de policromia e mísula elevada, portante da imagem do orago, ladeado por dois pares de colunas pseudo-salomónicas, que enquadram painéis com mísulas e imagens de santos, prolongando-se, as colunas, em duas arquivoltas torsas, formando o ático, seccionado em cinco painéis decorados com acantos; altar paralelepipédico incaracterístico e sotobanco decorado com acantos policromos.
Materiais
Estrutura em granito, rebocada; embasamento, modinaturas, friso, cornija, pináculos, colunas do alpendre, sineira, pavimento e arco triunfal em cantaria; cobertura do alpendre, portas, coberturas interiores, retábulo-mor em madeira; grades das janelas em ferro; janelas com vidro simples; coberturas exteriores em telha.
Observações