Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Bárbara

Capela de Santa Bárbara

O ponto de interesse Capela de Santa Bárbara encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Bigorne no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Arquitectura religiosa, vernáculos e barroca. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira e iluminada por janela rasgada na fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena truncada por sineira de volta perfeita e com os vãos rasgados em eixo composto por portal dintelado e por janelão rectilíneo. Fachadas rematadas por cornija, a lateral esquerda com porta travessa de verga recta. Interior com coro-alto com acesso pelo exterior, púlpito no lado da Epístola e retábulo-mor de talha dourada do estilo barroco nacional.

Planta longitudinal simples e regular, de volume simples e disposição horizontalista das massas, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas de granito aparente, em cantaria na principal e em alvenaria nas demais, com pináculos nos cunhais e rematadas em cornija; os silhares superiores possuem cruzes latinas incisas, avivadas a preto. Fachada principal voltada a NE., com os cunhais apresentando entrecorte, rematada em empena alteada relativamente à cornija, truncada por sineira de volta perfeita assente em impostas salientes e rematada por cornija, pináculos piramidais e cruz latina sobre plinto; é rasgada por portal de verga recta, dintelado e encimado por janelão rectilíneo. Fachada lateral esquerda, virada a SE., marcada por escada adossada ao muro, com guarda metálica pintada de verde, formando patamar superior com cornija saliente, servindo de acesso à porta do coro-alto, de verga recta; possui, ainda, porta travessa de verga recta e janela rectilínea junto à zona do altar-mor. Fachada lateral direira, virada a NO., cega, sendo a posterior também cega e com remate em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril pintado de cinza, excepto a parede fundeira, parcialmente em cantaria aparente, com pavimento em soalho corrido e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, pintada de azul e pontuada por estrelas, imitando o firmamento, assente em cornija do mesmo material, pintada de verde, e com tirantes de madeira, também azuis. Coro-alto assente sobre modilhões com vestígios de polcromia, com guarda de madeira balaustrada e pintada de azul. No lado do Evangelho, nicho de perfil curvo, para alfaias e, junto à porta travessa, pia de água benta concheada; no lado oposto, pia de água benta, hemisférica e púlpito quadrangular assente em modilhão, com guarda plena de madeira pintada, em falsos balaústres e acesso por escadas de cantaria no lado esquerdo.Sobre supedâneo de degraus centrais, retábulo-mor de talha dourada e pintada de azul e vermelho, de planta recta e cinco eixos definidos por oito colunas torsas, com os fustes ornados por pâmpanos e assentes em plintos paralelepipédicos, decorados por acantos; ao centro, nicho de volta perfeita com o fundo pintado com motivos florais contendo mísula, rematado por arquivolta torsa, com fecho saliente e que prolonga as colunas interiores; os eixos intermédios têm os fundos pintados de vermelho, formando painéis rectilíneos, com mísulas e encimados por baldaquinos; os eixos exteriores possuem painéis de tábua pintados, o do Evangelho representando Cristo com a cruz às costas e o oposto uma Trindade vertical; remate em friso e apainelados de acantos, que centram tabela rectangular vertical, com tábua pintada, representando santos não identificados; altar paralelepipédico, flanqueado por armários de apoio, pintados de verde e azul.

Materiais

Estrutura, cornija, escadas, pináculos, cruz em cantaria de granito; paredes interiores com reboco; portas, cobertura interior, retábulo-mor e pavimento de madeira; grades das janelas e guarda das escadas de ferro forjado; janelas com vidro simples; cobertura exterior em telha de aba e canudo.

Observações