Arquitectura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Igreja de planta longitudinal composta por nave e coro-alto, capela-mor mais estreita e baixa, com sacristia e torre sineira adossadas à fachada lateral esquerda. Fachada principal com vãos rasgados em eixo composto por portal de verga recta, encimado por frontão e ladeado por dois óculos, e por óculo superior. Remate em frontão triangular com cruz no vértice. Torre sineira de dois registos, com baptistério no primeiro e, superiormente, sineiras de volta perfeita. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e remates em friso e cornija, as laterais rasgadas por janelas em capialço e por portas travessa confrontantes. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço, a da nave abatida e com travejamento, dividida em caixotões pintados, e a da capela-mor com estuques fitomórficos. Revestimento a azulejo azul e branco com motivos hagiográficos nas cartelas. Retábulos de talha dourada com marmoreados fingidos, dos estilos nacional, rococó e neoclássico, sendo o arco triunfal totalmente revestido a talha rococó. Existência de dois púlpitos confrontantes.
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, sacristia e torre sineira adossadas ao lado esquerdo, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas de telhados diferenciados de duas, três águas na sacristia e quatro na torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a fachada principal em cantaria aparente com aparelho isódomo, percorridas por embasamento de cantaria e enquadradas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a O., com portal de verga recta, emoldurado por pilastras almofadadas e encimado por arquitrave e frontão volutado, na base e no centro. É ladeado e encimado por óculos circulares. Remate em frontão triangular que, na base encurva, emoldurando o óculo. No vértice, cruz latina com hastes lanceoladas, assente em plinto cúbico. No lado N. e em plano ligeiramente mais recuado, a torre sineira, rasgada por um óculo circular no primeiro registo, que ostenta registo azulejar, representando Nossa Senhora da Conceição e a data 1940, e, sobre cornija, a sineira propriamente dita, com quatro ventanas a pleno centro, uma em cada face. Sobre o entablamento do remate, pináculos bojudos nos ângulos, que ostentam gárgulas de canhão. Fachada N. com escadaria adossada ao muro, com guarda metálica, que conduz à torre sineira e ao coro-alto. Aproveitando o esconso da escadaria, uma porta de verga recta para espaço de arrumos. Porta travessa com o mesmo perfil, encimada por janela rectangular em capialço. Um passadiço percorre toda a nave, obrigando a que a entrada para a sacristia se processe num plano elevado, por porta de verga recta na face O.; esta é fenestrada por dois óculos circulares em plano superior, na face E.. Fachada S. tem, na capela-mor, três janelas rectangulares, duas semelhantes e uma terceira de menores dimensões e em cota inferior, iluminando a zona posterior do retábulo-mor. Na nave, dividida em dois panos, porta de verga recta de acesso ao interior, sobrepujada por janela e, no segundo, outro janelão semelhante aos anteriores. Fachada posterior com o corpo da sacristia em plano recuado e de menor cota, com portão no piso térreo e janela rectangular no superior; o corpo da capela-mor é cego, em empena, com cruz assente em base no vértice. INTERIOR totalmente revestido a azulejo monócromo, formando silhar e friso superior, ostentando, entre estes, cartelas com símbolos cristológicos, envoltos por drapeados e festões. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, dividida em 118 caixotões pintados com temas marianos, cristológicos e decorativos, com travejamento de madeira, também pintados com motivos fitomórficos e assente em cornija com mísulas equidistantes; pavimento em tacos de madeira. Guarda-vento de madeira, encimado por coro-alto de madeira, com tripla arcaria e balaustrada, assente em mísulas de cantaria e com tecto do sub-coro de madeira policromada, com cercadura de motivos vegetalistas simétricos. As portas laterais, confrontantes são protegidas por guarda-ventos de madeira pintada com marmoreados fingidos, surgindo, também, dois púlpitos confrontantes, rectangulares, assentes em mísula de cantaria e com guarda pena com marmoreados fingidos e apontamentos dourados, encimados por baldaquino de talha dourada. Ainda confrontantes, dois confessionários vazados nas paredes, em arco de volta perfeita e com porta de madeira, e seis estruturas retabulares, dedicados a Santa Bárbara, Senhor dos Aflitos, São Miguel e Almas (Evangelho), Santa Teresinha, Senhor dos Passos e Sagrado Coração de Jesus (Epístola). No lado do Evangelho, rasga-se vão de volta perfeita de acesso ao baptistério, situado na base da torre, também revestido a azulejo, representando o "Baptismo de Cristo" e iluminado por enorme óculo. A ladear este inscrição alusiva às obras novecentistas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, envolto por talha dourada, que prolonga as estruturas retabulares colaterais, dedicados a Nossa Senhora de Fátima e ao Calvário. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço de estuque, decorada com reserva central com estuque relevado formando motivos fitomórficos sobre fundo azul, que se repetem nos ângulos, assente sobre cornija. Sobre supedâneo, retábulo-mor de talha policromada de marmoreados fingidos e apontamentos dourados, de planta convexa e três eixos divididos por colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes sobre altos plintos. No eixo central, enorme tribuna com trono e com o fundo pintado de glórias de anjos e resplendor; nos laterais, duas mísulas com imaginária e, na zona inferior, portas em arco de volta perfeita de acesso à tribuna. Remate em frontão interrompido e espaldar recortado com cornija. Altar em forma de urna, tendo, sobre a banqueta, sacrário rodeado por aletas com decoração rendilhada de acantos. Paredes laterais revestidas a azulejos semelhantes aos da nave, surgindo nas cartelas os quatro Evangelistas e as janelas do lado do Evangelho possuem revestimento azulejar, com símbolos cristológicos.
Materiais
Estrutura em cantaria granítica, aparente em aparelho isódomo na fachada principal e rebocada nas demais; granito nos cunhais, cornijas, molduras, cruzes, pináculos, estrutura do adro; madeira nas portas, coro-alto, retábulos, imaginária, guarda-ventos, púlpitos, , pavimentos, cobertura da nave; metal na guarda das escadas da torre, protecção do adro, caixilhos, sinos de bronze; estuque na cobertura da capela-mor; azulejo azul e branco no revestimento do interior; telha de aba e canudo; vidro simples nas janelas.
Observações
*1 - "(...) a parede da parte do Evangelho deve ser demolida toda e feita de novo, com toda a segurança e perfeição, e terá de largo por toda ela desde o seu nascimento do expandir do alicerce para cima quatro palmos, e no que respeita à porta e frestas se observará o declarado nos apontamentos que em tudo o mais se observarão, e da mesma forma se demolirão as paredes da parte da Epístola e a da costã da Capela-mor até às bases dos cunhais, cujas "vazes" se hão-de assentar com altura correspondente às vazes dos cunhais do Corpo da igreja, e lhe continuará com o ensocamento até receber as vazes, as quais serão avivadas de quinas e branqueadas e coladas algumas quinas que estiverem muito arruinadas, o que se observará também nos mesmos cunhais, e no cunhal da parte do evangelho se procura até ao seu primeiro nascimento, e achando-se com incapacidade na segurança se reforçará como deve ser (...) e a respeito da Sancristia, que nos apontamentos se declara se mandava fazer da parte da Epístola, resolveram os Reverendos Beneficiados e mais povo que se fizesse da parte do Evangelho, seguida à Sancristia Velha, para cima, em que terá vinte palmos de comprimento, em que entrarão a grossura das paredes e levará uma porta para fora, da parte de fora, em frente à escadaria da Torre, e outra porta que dará para a servidão da mesma Sancristia para a Casa da Fábrica; todas as paredes terão de largura três palmos, e levará uma fresta deitada, com varões de ferro (...)" (ALVES, 2001, p. 113).