Casa nobre barroca, inserta na tipologia definida por Carlos de Azevedo como casa comprida, tendo em conta o seu desenvolvimento horizontal. Encontra modelos parentes e contemporâneos na Casa de Amoreira de Gândara, Anadia, (com balaústres, fogaréus e escadaria idêntica, datada de 1778), Casa dos Viscondes de Maiorca (com janelões semelhantes), Casa Sotto Mayor (Condeixa) e Palácio Galvão Mexia (Lisboa). Destaca-se o reaproveitamento de material artístico românico e seiscentista no corpo neomanuelino.
Planta retangular composta por edifício principal e, ligada por um arco, a capela privativa, Volumes articulados e coberturas em telhados de quatro águas (palácio) e duas águas (capela). Fachada organizada em três panos verticais marcados por pilastras colossais toscanas. Corpo central emoldurado por escadaria com patamar central e dois patamares superiores de acesso a dupla entrada. A escadaria arranca de soco em degraus semicirculares levantando-se, a partir do patamar central, guardas com balaustrada com secções marcadas por pedestais com fogaréus. Ao nível térreo, por baixo da escadaria, quatro portadas de acesso ao edifício, com remates curvos. Enquadram-se ao nível do andar nobre, portada dupla com empena e remates curvos interrompidos e pendentes decorativos laterais e ao centro janelão com empena curva, moldura em orelha e remate superior curvilíneo incluindo pedra de armas. Lateralmente rasgam-se, simetricamente, seis vãos em cada andar, no piso térreo quatro janelões gradeados com empena curva e porta rectangular com cimalha curva com correspondência a seis janelões superiores, emoldurados por cantaria e frontão triangular abatido. As fachadas laterais e posterior têm vãos idênticos: à direita, acesso superior central por escadaria, porta rectangular central e dois janelões rectangulares e à esquerda, composição de um corpo avançado com triplas aberturas e janelão central com varanda abalaustrada curva. Nas traseiras e unida por arco, capela rectangular composta por nave única e capela-mor rebaixada. Fachada simples com porta axial com empena curva e óculo quadrilobado superior com coroamento triangular, fachada lateral com porta, dois janelões superiores e um outro, ao nível da capela-mor. Na fachada posterior, acima do soco que corre todo o templo, três nichos cegos de arco ogival e anexa-se pequeno campanário lateral. Todas as fachadas têm cunhais marcados por ordem arquitectónica colossal com pilastras toscanas lisas assentes em plintos, sendo os capitéis substituídos por elemento convexo, e coroados por fogaréus.
Materiais
Alvenaria, cantaria em calcário, coberturas em tijolo, madeira e estuque (tectos)
Observações
O brasão da fachada é esquartelado de Figueiredos, Pereiras, Melos e Sampaios com timbre de água de duas cabeças.