Arquitectura cultural e recreativa, modernista. Cine-Teatro de planta longitudinal composta por volumes articulados, apresentando a fachada principal um corpo central prolongado em platibanda a esconder as coberturas, ladeado por corpos mais baixos e em plano recuado, tendo o 1º, enquadrado por duas frestas estreitas e compridas, um conjunto de seis vãos alinhados sem moldura sendo o vão central superior, sacada, com guarda rebocada e cantos redondos. No interior, átrio com escadas laterais de acesso ao vestíbulo superior, sala de espectáculos, com plateia, balcão e camarotes, fosso de orquestra antecedendo a caixa do palco.
Edifício de planta longitudinal composta por volumes diferenciados com coberturas diferenciadas em telhados de 1, 2 e 3 águas. Fachada principal orientada a O., com corpo central ladeado por corpos mais baixos em plano recuado. No corpo central, ao nível do 1º piso, com acesso por três degraus, 3 vãos rectangulares correspondentes a portas, protegidos por pala, encimados por três outros vãos em alinhamento, sendo duas janelas ladeando sacada com varanda de guarda rebocada e parapeito em ferro. Nos dois pisos, emolduramentos rectangulares de tijolo separam os vãos entre si; uma moldura cavada no reboco contorna o conjunto dos vãos e é encimada por letreiro com letras de ferro, onde se lê TEATRO DE ANADIA, e ladeado por duas longas e estreitas frestas verticais inseridas em moldura de tijolo. A fachada é prolongada acima das coberturas formando platibanda lisa com rebordo superior coroada com remate de linhas geométricas. Os corpos laterais têm fachadas simétricas, mostrando ao nível do 1º piso, volume de plano em quarto de círculo encaixado no ângulo, e porta rectangular reentrante, enquanto no piso superior tem fresta oval deitada protegida por cornija simples; na cimalha apenas um rebordo idêntico ao do corpo central. Na fachada lateral do lado N. individualiza-se um troço de parede revestido com rebocos de cor branca *1 que mostra embasamento, pilastras sobre os cunhais, cimalha de cornija e um óculo circular moldurado colocado acima da linha média, todos estes elementos em argamassa; um corpo adossado corpo central seguido por outro corpo cuja cércea não ultrapassa a linha média do corpo central, corpo da caixa do palco com altura superior em 1/3 ao corpo central da plateia; restos de um alpendre em pilares de tijolo e vestígios das entregas na parede. Do lado S., em toda a extensão do átrio e plateia, o edifício adossa-se às construções vizinhas. Do lado E. tem corpo baixo dos camarins adossado à fachada posterior da caixa do palco, mais largo do que esta, com dois pisos e nove vãos por piso em frestas encimadas por janelas de peito. No INTERIOR, átrio, com bilheteiras e escadas laterais de acesso ao vestíbulo superior, antecendo a sala de espetáculos, com plateia, balcão e camarotes; fosso de orquestra antecedendo o palco onde uma tela de projecção móvel fecha a larga e alta caixa; ao fundo do palco, duas portas permitem a passagem para o corpo posterior com nove camarins que abrem para estreito corredor longitudinal.
Materiais
Alvenaria; cerâmica, telha, tijolo; cal, argamassas; ferro, guardas.
Observações
*1 - correspondente ao antigo edifício do teatro que se encontra envolvido pelos acrescentos decorrentes da remodelação da década de 1940 os quais apresentam rebocos de cor amarela