Casa unifamiliar do tipo "Casa Portuguesa" de planta quadrangular, meia-cave, 2 pisos, vários volumes com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas e águas furtadas. É uma das últimas obras do arquitecto Cipriano Maia.
Planta aproximadamente quadrangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas e águas furtadas. Edifício de 2 pisos com meia-cave à vista demarcada por ligeiro avançamento em argamassa. Fachada principal virada à estrada, a O., tem escadaria com balaustrada que dá acesso a varanda com alpendre suportado por 3 colunas pançadas sobre pedestais que são os acrotérios de balaustrada que continua a da escadaria; no coberto do alpendre, porta enquadrada por dois painéis de azulejos, representando São João e Santo António, e janela de peito rectangulares; à esquerda, no avançamento da fachada, janela de peito de verga curva emoldurada com remate em cornija; ao nível do 2º piso, três vãos; no avançamento, janela dupla com bandeiras em arco, emoldurada e com remate em frontão interrompido de braços enrolados enquadrando ornato em forma de folha tendo ainda suporte para floreira sobre mísulas; na parte recuada encimando o alpendre, ao meio, janela de peito de verga curva, emoldurada com duas finas colunas com nós que rematam em arco conopial e suporte da floreira adornada com cabo grosso ou calabre; janela de canto rectangular, com coluna embebida no cunhal, moldura na parte superior rematando em cornija que suporta um pequeno beirado e suporte para floreira sobre mísulas; a fachada é rematada por cornija e beirado muito saliente que se interrompem nas águas furtadas, com aba, uma de janela de peito e a outra com um óculo oval. A fachada S., virada ao jardim, mostra duas frestas rectangulares deitadas, ao nível da meia-cave, varanda alpendrada com pórtico de 5 arcos, no recuo da fachada do 1º piso, e no avançamento, à esquerda, tripla janela com bandeiras em arco, suporte para floreira sobre mísulas, emolduramento e remate em cornija e beirado; no 2º piso, dá continuidade à já referida janela de canto e, sobre o alpendre, 2 janelas mais estreitas, de verga curva com moldura sobre a padieira e remate com cornija muito ligeira. As outras fachadas mostram composições mais sóbrias dentro do mesmo estilo. No interior, tectos e escadaria com trabalho de marceneiro em almofadas. Divisões de serviço, estar e escritório no 1º piso, quartos no 2º.
Materiais
Observações
Por motivos de doença, o Arquitecto Cipriano Maia foi forçado a suspender os trabalhos da casa que, entretanto, foram entregues a outras mãos, razão pela qual certos pormenores do 2º andar e cimalhas foram alterados relativamente ao projecto inicial. Substituiu-se, por exemplo, o torreão por um frontão interrompido. António Rodrigues Seabra foi um dos fundadores da cidade de Bela Vista, em Angola, na penetração da linha do caminho de ferro de Benguela.